Controlador PWM e MPPT

  • Jonathan Rodrigo Pedroni
  • Avatar de Jonathan Rodrigo Pedroni
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 10 meses atrás #285 por Jonathan Rodrigo Pedroni
Tenho uma dúvida em relação ao controlador MPPT. A tensão das baterias independe da tensão do arranjo de painéis? Por exemplo, em um arranjo de dois painéis de 235W ligados em série, a tensão deles será de 61V, posso colocar as baterias ligadas em paralelo em 12V?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 10 meses atrás #286 por Raphael Pintao
Neste caso, sim, Jonathan.
O controlador MPPT transfere potência, então vai transformar estes 61V em algo próximo a 13 ou 14V para carregar a bateria, mantendo a potência que recebeu. Ele faz isso aumentando a corrente proporcionalmente (fora as perdas de eficiência, é claro)
A única atenção que deve ter é no sentido contrário, de aumentar a tensão. Por exemplo, você não pode abastecer um banco em 24V com painéis em 18V. O MPPT funciona bem sempre quando tem a tensão de entrada maior que a de saída.

O ideal, para abastecer em 24V, é pelo menos 33 ou 34V nos painéis, caso contrário, se considerar as perdas por temperatura e cabeamento, poderá ser insuficiente. Este é o motivo pelo qual não utiliza-se um painel de 30V para banco de baterias em 24V.

Abs

Gostou do nosso Fórum?
Deixe sua mensagem e ajude a divulgar: Deixe seu Depoimento
The following user(s) said Thank You: Jonathan Rodrigo Pedroni

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ANTÔNIO FRANCISCO DA CONCEIÇÃO NETO
  • Avatar de ANTÔNIO FRANCISCO DA CONCEIÇÃO NETO
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 6 meses atrás #2733 por ANTÔNIO FRANCISCO DA CONCEIÇÃO NETO
Meu amigo,

Tenho 02 placas da Canadian de 330 w (de 8,88 A e 37,2 v). Essas placas estão ligadas em série.

Queria saber se o Controlador de Carga de 80 a suporta essas placas?

A tecnologia dele é PWM. Segue as especificações:

"Modelo 80i
tensão máxima do painel solar para sistemas 12v: 22 volts (Voc)
tensão máxima do painel solar para sistemas 24v: 44 volts (Voc)
Corrente nominal 80A
Tensão de flutuação 13,7 v/27,4 V (AJUSTÁVEL)
Baixa Tensão de desconexão 10,7 v/21,4 V (AJUSTÁVEL)
Reconexão de baixa tensão 12,6 v/25,2 V (AJUSTÁVEL)
Auto consumo <30ma
Queda de tensão Loop <200mv
Modo de carregamento Modo PMW
Compensação de temperatura -4mv/ ° C
Área do cabo > 3 # AWG (25mm2)
Temperatura de operação -20 ° C ~ 50 ° C
Temperatura de armazenamento -30 ° C ~ 70 ° C
Exigência de umidade <90%, sem condensação
Tamanho 130 mm * 188 mm * 62 mm
Espaçamento furo de montagem 90 mm 178 mm-5
Peso 700 g"

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 6 meses atrás #2735 por Raphael Pintao
Boa tarde Antônio,
Que marca é este controlador?
Até hoje eu não conhecia controlador PWM de 80A, nessa corrente é mais comum que seja MPPT.
Eu dei um google agora com as specs e achei um controlador bem suspeito, não tinha nem marca e visualmente eu diria que ele não tem 80A (bem comum alguns fabricantes indicarem uma corrente diferente da real, infelizmente, limitando depois por software pra tentar não queimar..

É sempre importante lembrar que o controlador é o item mais barato do sistema e ainda assim preserva a vída util do item mais caro, as baterias, além de otimizar as cargas e descargas. Por isso sempre recomendo utilizar marcas reconhecidas em eletronica para solar offgrid. Não vale a pena economizar no controlador.

Bem, dito isso, em tese o controlador deve, sim, suportar os dois painéis.
Porém você obrigatóriamente deve instalar em 24V, com os dois painéis em paralelo.
Minha sugestão é que consulte quem te vendeu o controlador para confirmar e ter mais segurança

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.145 segundos
Powered by Fórum Kunena