Arranjo de painéis e controlador de carga

  • Adriano Martins Mauricio
  • Avatar de Adriano Martins Mauricio Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
1 ano 8 meses atrás #3069 por Adriano Martins Mauricio
Boa tarde. Estou montando um kit off grid e estou com dúvida em relação a possibilidade de usar 2 controladores para um mesmo arranjo de painéis, então meu caso é o seguinte.

Meu consumo diário fica em torno de 5400wh/dia, então escolhi utilizar 4 painéis monocristalinos de 465wp. Pesquise controladores de carga que atendecem os requisitos mínimos para este arranjo e quanto a tensão e corrente muitos atendem, porém quando verifico a potência máxima de entrada para os controladores, vejo que minhas placas excedem a potência máxima dos controladores. Por fim gostaria de saber se posso utilizar 2 controladores de carga em paralelo para receber a energia gerada pelos painéis, ou teria que usar 2 placas em cada controlador fazer a ligação em paralelo somente na saída para as baterias.

Aproveitando possuo mais 3 dúvidas. O local onde as placas serão instaladas, fica em torno de 50 metros de distância de onde ficará o controlador e o banco de baterias. É recomendável esta
distância e teria algo que eu deveria utilizar a mais para não haver perda de energia nesta distância entre painéis e controlador?


Devido à potência dos painéis e a distância, qual a bitola do fio recomendado?


Quanto ao meu banco de baterias, utilizarei 10 baterias estacionárias de 170ah e o meu banco de baterias pretendo utilizar 24v. Quando eu for ligar o controlador de carga nas baterias, posso ligar em uma bateria para ela distribuir a energia para as outras que estarão interligadas ou caso precise distribuir para um carregamento mais homogêneo, como recomendaria esta distribuição da alimentação?


Sei que são muitas dúvidas, mas não consegui está informação em nenhum local. Desde já agradeço a ajuda.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
1 ano 8 meses atrás #3072 por Raphael Pintao
Adriano,

Se for usar mais de um controlador, separe as placas para cada um deles e depois ligue no mesmo banco de baterias, de forma cruzada (pegando positivo e negativo de um lado e depois do outro)
Para usar controlaodores em paralelo, eles devem possuir essa funcionalidade e ser programados para tal, geralmente com conexão de dados e um alógica de master+slave. Poucos controladores tem essa função e, honestamente, poucos casos exigem isso.

O dimensionamento dos cabos sugiro consultar alguém experiente e tabelas de referencia, tem alguns fatores envolvidos e é dificil dar uma resposta curta e correta.

Sobre as baterias, novamente, faça as ligações cruzadas. De uma forma mais didática, desenhe o sistema e as conexões de forma que a energia faça o maior caminho possivel (pegando + e - de lados opostos). Com 2 ou mais controladores, vai alteranando de fora para dentro.
Evite colocar toda carga em uma bateria e a descarga do outro lado, por exemplo. Esse tipo de configuração pode desbalancear as baterias com o tempo.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.292 segundos
Powered by Fórum Kunena