Ligaçaõ em serie e paralelo

  • André Luiz Rodrigues Moreira
  • Avatar de André Luiz Rodrigues Moreira Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
10 anos 3 semanas atrás #206 por André Luiz Rodrigues Moreira
Ricardo, gostaria de tirar uma dúvida: adquiri um refrigerador de 12/24 Volts e com potencia do compressor de 42 watts aproximadamente. o meu sistema possui 3 paineis de 140Wp e 3 baterias de 150 A/h tudo ligado em paralelo, queria ligar em série as baterias e consequentemente os paineis para eu obter 24 Volts, mas a corrente gerada pelos paineis seriam menores, neste caso tanto faz eu ficar com 12 Volts ou 24 Volts que somente iria diminuir a corrente consumida mas tambem a corrente gerada pelos paineis? obrigado pela ajuda e parabens pelo forum excelente.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 3 semanas atrás #212 por Raphael Pintao
Alrm, Obrigado pelo elogio!

A energia não vai mudar se trabalhar em 12 ou 24V, mudará apenas a corrente (tanto na soma dos painéis como no consumo). Resumindo, é indiferente.

A única vantagem em fazer em 24V é que a corrente menor permite cabos de bitola menor e portanto um pouco mais baratos, mas não será muito relevante.

Outra questão é que com 3 painéis ( ou 3 baterias) você não conseguirá montar em 24V, teria que ser número par.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 3 semanas atrás #213 por Raphael Pintao
alrm,

Ainda sobre o elogio que faz ao fórum, se puder fazê-lo na área de depoimentos isso estimula mais pessoas a participar e melhorar ainda mais o fórum. Fique a vontade e diga aquilo que pensa, digo apenas pra conhecer esta seção do nosso site e eventualmente colaborar!

Segue o link: Deixe seu Depoimento

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.154 segundos
Powered by Fórum Kunena