Painel tem tensão mas para de jogar corrente.

  • Nildo Jatai Gomes
  • Avatar de Nildo Jatai Gomes Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 5 meses atrás #400 por Nildo Jatai Gomes
Olá amigos, sou novo aqui.
Eu liguei um kyocera usado a uma semana estou usando somente ele no controlador CMP12.
Todos os dias quando o sol está bom depois das 9 da manhã percebi que os leds indicando a carga da bateria caem para dois leds, implicando que parou de carregar, mas o led charger continua ligado indicando tensao.
Fiz o seguinte teste usei o multímetro em série realmente a corrente cai, testei a tensão e continua com tensao.
Fiz outro teste no dia seguinte usei uma ponte de diodo de 1000 X 25 no começo do dia a ponte esquenta indicando que tá passando corrente depois acontece como descrito no começo e a ponte esfria testo com o multímetro e tem tensao mas nada de corrente.
No dia seguinte acontece o mesmo testei com o multímetro a corrente em curto e impressionante ele volta a jogar corrente depois para.
No dia seguinte acontece o mesmo descrito no começo do texto acima, aí testo em série com o multímetro nada de corrente, testo a tensão tendo a tensão, então dou um leve curto direto nos cabos que vem do painel aí ligo no controlador e ele joga corrente corretamente.
O que tá acontecendo?
Me ajude a desvendar e este mistério pessoal.
Haaa retirei o painel e percebi que os diodos da caixa de conexão foram retirados.
A falta dos diodos nos terminais que vem das células poderiam estar causando este problema?
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
9 anos 5 meses atrás #401 por Glaucio Batista
Olá Nildo, tudo bem?

É sempre bom poder ajudar,
Para poder ajudar-lhe melhor necessitaria de mais informações acerca de seu painel (ficha técnica) e se já era usado há cerca de quanto tempo, também preciso saber de onde fizeste a ligação do multímetro em série, se nos cabos pv ou na saída do controlador para cargas, ou também na saída para a bateria ; ainda gostaria que nos informasse de quanto está saindo de corrente dessa bateria (pela saída de carga e pela bateria simultaneamente).

Em um entendimento superficial, imagino que não esteja interpretando corretamente o painel do CMP12. Quando dizes “que as 9 da manhã percebi que os leds indicando a carga da bateria caem para dois leds, implicando que parou de carregar”. Os 03 leds que se refere eles indicam é quanto ainda existe de carga (amperagem) na bateria e não serve como gráfico para mostrar o quanto ela está sendo carregada; se cair para 01 led ele irá ativar sua proteção de LVD.

Depois comenta que “más o led charger continua ligado indicando tensão” ,isso quer dizer que ele está ou carregando ou já está só mantendo a amperagem da bateria OK. Contudo, posso apenas deduzir que está saindo mais carga do que entra pelo controlador ou senão seu painel está mandando tensões bem acima de 12V ativando também sua proteção.

Por fim, recomendaria jamais provocar curto nas saídas pv, imagina se pegamos como hábito e provoquemos numa montagem um curto de 100A X 1000V! :whistle:

Para mais é só retornar que terei enorme satisfação em lhe atender.

Abraços...

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 4 meses atrás - 9 anos 4 meses atrás #408 por Raphael Pintao
Nildo, tudo bem?

Qual a tensão que vc tem na bateria?

A minha suspeita é que a bateria está carregada (e led com algum problema) ou o controlador está mal programado (incompatível com o modelo da bateria), e por algum destes dois motivos, está entrando em estágio de flutuação para proteger a bateria.
Neste estágio, a tensão cai ligeiramente, ficando mais próxima a tensão da bateria e injetando uma corrente bem baixa, só pra manter a a caga da bateria.

Abs,
Raphael
Última Edição: 9 anos 4 meses atrás por Raphael Pintao.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.135 segundos
Powered by Fórum Kunena