Dúvidas sobre dimensionamento de um sistema off-grid.

  • Renato Camargo
  • Avatar de Renato Camargo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 4 meses atrás #403 por Renato Camargo
Pessoal, sou novo aqui no forum e estou pensando em montar um sistema off-grid para começar neste mundo da energia fotovoltaica.

Gostaria de uma ajuda para elaborar um projeto, só que será um projeto de "trás para frente"!


Eu ganhei de um amigo 4 placas fotovoltaicas, sendo 3 placas de 50 Wp e 1 placa de 95 Wp todas elas de 36 células.

Gostaria de comprar o resto do material para montar pra uso próprio um sistema off-grid pra ligar 3 notebooks (80 W cada um) e um carregador de celular (5W) sendo utilizado aproximadamente por 5 horas por dia com uma reserva para apenas 1 dia sem insolação.

Poderiam me dar uma ajuda de qual a capacidade da bateria ou das baterias que devo usar? De quantos Amperes-hora?

No caso de duas baterias, devo ligá-las em série ou paralelo? Como deve ser o esquema de ligação?

Como devo proceder o cálculo da capacidade das baterias neste caso, quando eu já tenho a potencia pico (Wp) definida pelos painéis e preciso encontrar o resto da especificação do sistema?

E qual a especificação do controlador de carga e do inversor para montar esse sistema off-grid a partir das placas que já possuo.

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

Abs

Renato

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 4 meses atrás #406 por Raphael Pintao
Renato, tudo bem?

Não é muito interessante misturar diferentes potencias de placas, mas já que ganhou...

3 x 80w x 5h = 1200 Wh/dia

Para atender esse consumo, vc precisaria de cerca de 400-500 Wp (dependendo um pouco do local)

A autonomia deve ser de no mínimo 3 dias, pois caso contrário vc terá descargas muito profundas, diariamente, mesmo com sol. para isso vai precisar de umas 3 baterias de 150Ah.

Será mais fácil ligar tudo em 12V, provavelmente. então fica tudo em paralelo. Talvez, dependendo dos painéis adicionais que comprar, ligue um controlador por tipo de painel, isso tudo abastecendo o mesmo banco de baterias. Não gosto muito da ideia de ligar um painel de 50 em paralelo com outro de 95...sequer a tensão será exatamente a mesma.

Dimensione o controlador pela corrente de curto circuito (Isc). Por exemplo: 3 painéis de 95 > 3x 6A = 18A (veja pelo catálogo do painel, ou atrás dele). Neste ex. vc precisaria de um controlador com mais de 18A, provavelmente de 20A.

Talvez precise também de um inversor.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.137 segundos
Powered by Fórum Kunena