Dúvida projeto

  • Marcilio
  • Avatar de Marcilio Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 7 meses atrás #485 por Marcilio
Bom Dia, Amigos!

Sou novo aqui no fórum e não conheço muito sobre o assunto(pra falar a verdade, conheço bem pouco)
Quero montar um projeto que me deixe autônomo 100% ou quase isso.Que seja feito em fases, pois o custo inicial é um alto para ser feito uma unica vez.
Eu gostaria que minha residencia utilizasse energia de um pool de baterias, que teriam como principal(prioritária) fonte de energia , a energia solar (fotovoltaica) e como fonte secundaria a energia da rede elétrica.
Eu quero a fonte secundaria , pois , num dia que o consumo esteja maior que a geração da energia solar, a fonte secundaria entra em ação , para carregar as baterias.

Minha duvida:
Isso é possível fazer ?é viável ?

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 7 meses atrás #486 por Deny
Marcilio, não sou especialista no assunto, mas vamos lá , para poder ter 100% de autonomia, primeiro você precisa saber o consumo real diário da sua residência, por exemplo total em W/h ou W/d.

Com essas informações já se dá para fazer o dimensionamento do sistema, uma coisa importante para sistemas que demandam valores altos de consumo, o recomendado é usar o sistema ligado à rede a concessionária (ON-GRID/ GRID-TIE ), para sistema autônomo com uso de baterias com alto consumo, você deverá ter um banco de baterias o que encarece devido a quantidade de baterias ligada para esse fim.

Outro fator importante aparelhos que demandam alto consumo como motores e chuveiros elétricos não são recomendados para sistema autônomo (baterias), nesse caso recomendaria a troca do chuveiro elétrico, pelo sistema de aquecimento (placar solar+boiler), para resolver essa limitação.

Outro fator,e sobre a durabilidade das baterias que está entre 2 a 4 anos, isso se mantidas em temperaturas entre 25 graus e trabalhando com descarga entre 50% (recomendada) e no máximo 75%. Em regiões mais quentes o banco de baterias deverá estar em uma sala climatizada e bem ventiladas devido a emissão de gases, e longe de fontes de calor.

O Sistema o qual você faz menção é possível chamado de ligação híbrida.

A instalação seria mandar a maior quantidade de geração para à rede da concessionária, e uma parte das placas instaladas como sistema autônomo (off-grid ), ligados à poucas baterias, no caso de queda da concessionária, esse seria o seu "backup" para ligação de lâmpadas e outros aparelhos de uso essencial - tirando os quais não são recomendados o que citei (Chuveiros e motores ) devido a grande amperagem, consumo e picos de partida no caso de motores.


Como disse no início, descubra primeiro o seu consumo, e recomendo você preencher o formulário no site em orçamento, assim o Raphael e sua equipe poderá indicar à você a melhor solução para suas necessidades.


Espero ter dado apenas uma luz no fim do túnel.


Abs.

Deny

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.100 segundos
Powered by Fórum Kunena