Equipamentos para um projeto

  • João Tiburtino
  • Avatar de João Tiburtino Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 2 meses atrás #494 por João Tiburtino
Olá, eu sou novato no assunto de energia solar, tenho estudado a 2 semanas e me interessei no conceito, eu tenho o interesse de montar um projeto com 4 placas de 250 watts, mas por agora quero comprar 1 placa de 250 watts o controlador e a bateria ( já que tenho um no-break eu acho q ele pode substituir o inversor ), quais serião os equipamentos necessários para já deixar meu sistema pronto para receber as futuras outras 3 placas. Eu li que o sistema precisa de fusíveis, onde eles serião instadas. Parabéns pelo fórum, aprendi muito aqui. Grato

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
9 anos 2 meses atrás #495 por Glaucio Batista
E aí João, Satisfação meu caro,

Se não tiveres algum conhecimento neste assunto, comprar aos poucos pode lhe deixar frustrado até a conclusão de sua ideia. Ex pretende comprar painéis 24v, e se um dia quiser uma configuração 12? Diz já tem um nobreak, más conhece o que ele de fato consegue funcionar além de um computador? De um modo geral, um nobreak dificilmente substituiria um inversor com transformador que diga se de passagem conseguem dispor de correntes de pico de até 3 vezes a nominal até por 5 segundos , o nobreak não consegue 1 segundo e se insistir vai Fumaçar! Isso é só parte dos detalhes, te aconselharia a dar não uma lida más sim uma estudada nos seguintes tópicos: Consumo (eficiência) do inversor pretendido, tecnologias e quantidade de baterias que seriam o suficiente para seu consumo, eficiência do tipo de célula pretendida e sua garantia (prefira com até 10 anos de garantia)assim como coeficiente de temperatura, eficiência dos controladores de carga e assim por diante. Caso ache complicado, pode estar fazendo um orçamento sem compromisso com o pessoal daqui da loja que lhe recomendaram a melhor opção.

Conte conosco e até mais...

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • João Tiburtino
  • Avatar de João Tiburtino Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 1 mês atrás #496 por João Tiburtino
Amigo agradeço por ser tão prestativo e sucinto na resposta. Mais tenho mais perguntas, em qual caso eu teria q mudar minha configuração de 24v para 12v? E acho q o segredo para fazer um sistema expansível esta no controlador, qual seria esta controlador para 4 painéis de 250w? Agradeço novamento.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
9 anos 1 mês atrás #497 por Glaucio Batista
Fala João, tudo bem velho?

Observo estar bastante determinado em ir às compras, desejo de antemão que se realize em sua montagem, conheço bastantes pessoas que assim como você tinham a ideia de além de não passar por algum blackout ainda dar uma bela de uma economizada na conta de luz, outros simplesmente para satisfazerem seus egos, e alguns destes quando tomaram ciência do valor de um sistema completo acabaram desistindo. Portanto, Mais uma vez, espero de você que não desista e vá até a completa conclusão.

Quanto ao seu questionamento:
Sua escolha por 24V é bastante válida, pois os sistemas com 24/36/48 ..., são mais eficientes. Com 12V só se já tivesse de posse de uma variedade de equipamentos em 12VDC ex.: Ferramentas, iluminação da residência em 12V, geladeira, freezer, etc. Há quem prefira em 12 por ter uma gama mais abrangente em baixas potencias.

Quanto ao controlador, para estas e possíveis UPs posterior eu recomendaria pela ordem: um Morningstar – TriStar 45 mppt, Phocos MPPT 100/30 ou senão Phocos – CX40 40A (12V/24V)
Vale ressaltar que isso não é propaganda de nenhum dos modelos aqui expostos, a questão é que dos vários destes que instalei não tive problema com nenhum deles, além de suas características de funcionamento como: Robustez, temperatura de funcionamento, ganho elevado, proteção contra surtos, descargas atmosféricas, desvio de corrente por derivação e por aí vai.

Precisando dê um alô, afinal o fórum existe é pra isso.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 1 mês atrás #501 por Raphael Pintao
Complementando a resposta do Glaucio, faria uma observação. O controlador deve ser MPPT se vai trabalhar com painéis de 60 células. A tensão deles geralmente é incompatível com controladores comuns (PWM).
Da lista do Glaucio, eu evitaria o CX40 por este motivo.

Quanto a 12 ou 24, quanto maior melhor, desde que encontre os equipamentos. Vc terá maior dificuldade em encontrar inversores de 24 ou 48V no Brasil, mas existem.

Abraços

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.129 segundos
Powered by Fórum Kunena