Quais itens devo comprar?

  • Thiago Freitas
  • Avatar de Thiago Freitas Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 semanas atrás - 9 anos 3 semanas atrás #539 por Thiago Freitas
Olá amigos, li e reli diversas mensagens aqui do forum, mas continuei na dúvida em alguns aspectos.

Meu consumo médio é de 250kwh/mês.
Quero ter em casa um sistema off-grid que me atenda pelo menos 200kwh/mês, mas não posso comprar tudo de uma vês, ou seja, tenho que escolher muito bem os itens iniciais para que eu possa depois ir comprando apenas painéis e baterias.

Minha maior dúvida é, ter sistema em 12v ou 24v? Isso preciso definir muito bem agora, pois comprar inversor senoidal 12v e depois querer mudar para 24v já me complicaria. E também, depois com o sistema completo de 14 placas em 12v gerando 107ah, a bitola do cabo aumentaria em relação ao sistema 24v de 53,9.. isso procede?

Produtos selecionados para compra:
1 - Controlador de Carga Xantrex C60 60A 12/24V
2 - Painel Solar Fotovoltaico Yingli YL140P-17b (140Wp)
2 - Bateria Estacionária Bosch P5 401 220Ah/240Ah
1 - Inversor de Energia Senoidal de 1000W Hayonik

Com esse sistema acima, esses 2 painéis conseguiriam dar conta da carga dessas 2 baterias? Claro que, consumo diário menor que produzido.
Com esse controlador conseguiria colocar 6 placas em 12v ou 12 placas em 24v? Isso procede?

Ou com esse sistema abaixo:
2 - Bateria Estacionária Bosch P5 401 220Ah/240Ah
1 - Controlador de carga solar de 40A (12V/24V) com tecnologia MPPT – Tracer-4210RN
2 - Painel Solar Fotovoltaico Policristalino de 255W Canadian Solar
1 - Inversor de Energia Senoidal de 1000W Hayonik - 12V/127V

Com esse projeto, a cada 2 placas de 250w teria q acrescentar 1 controlador de 40A Tracer-4210RN, assim ficando mais caro a adição.

Mas, gostaria de saber dos Srs. qual é mais válido pra mim que estou começando do zero?


Obrigado por enquanto.
Última Edição: 9 anos 3 semanas atrás por Thiago Freitas. Razão: Acrescentando informações

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Thiago Freitas
  • Avatar de Thiago Freitas Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 2 semanas atrás #542 por Thiago Freitas
Alguém poderia me dar uma "luz"? Estou no raciocínio certo?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
9 anos 2 semanas atrás #544 por Glaucio Batista
Olá Thiago, obrigado pela visita ao fórum é uma satisfação poder ajuda-lo, espero que fique conosco, atrasou um pouco, mas vamos lá...

Thiago, eu particularmente, sugiro para a compra dos painéis um fabricante que lhe dê pelo menos dez anos de garantia para defeitos de fabricação. Tem fabricante conceituado que está oferecendo essa garantia.

Thiago, de cara terá que providenciar um inversor que converta sua média mensal (250kw/mês), este reque banco de baterias que por sua vez necessitam de geração provinda dos painéis que se forem ou estiverem subdimensionados não irá gerar a demanda do inversor :whistle: .

Thiago imagina que o maior consumo é maior durante o dia ou durante a noite? Não estou aqui pra contrariar nenhuma regra do fórum, más esqueça esse o Hayonik, já instalei alguns e não lhe recomendo além do mais, não é dimensionado para o seu caso. :unsure:

Estamos aqui para lhe ajudar, podermos intermediar conhecimentos e novas tecnologias.
A Neosolar tem uma equipe disposta a lhe ajudar, certa vez falei com a Srª Ana, gente muito educada e prestativa diga-se de passagem. Na ocasião ela não tinha o produto procurado

Precisando estamos por aqui, neo

Muita saúde

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 11 meses atrás #583 por Raphael Pintao
Obrigado Glauco, mais uma vez e sempre!!
Estive fora alguns dias, mas de volta agora!!

Thiago, além das contribuições do Glauco, posso ajudar também.

Para sistema off-grid, é imprescindível conhecer os equipamentos que vai utilizar. Como não temos a rede elétrica de "backup", toda demanda será suportada pelo inversor, então tem que calcular potência nominal e de surto de todos equipamentos.

Sugiro mesmo contatar-nos ou enviar a lista de equipamentos pelo formulário do site
Estudos técnicos e orçamentos

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.156 segundos
Powered by Fórum Kunena