Dimensionamento de sistema off-grid em uma fazenda

  • Rodrigo Costa
  • Avatar de Rodrigo Costa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #613 por Rodrigo Costa
Olá, primeiro gostaria de parabenizar a NeoSolar pelo fórum. Sou novo nessa área de projetos de sistema fotovoltaicos e ele está complementando bastante os meus estudos. Estou fazendo um projeto de um sistema off-grid para uma fazenda. Todas as cargas são CA. A tensão do banco será de 24 v e o resultado do dimensionamento indica que será necessário o uso de pelo menos 30 painéis de 145 wp. Contudo, sei que se utilizar painéis de 250 wp em conjunto com controladores mppt essa quantidade reduzirá significativamente. O que facilitará bastante a questão de ocupação do espaço no local de instalação. Entretanto, tenho acompanhado aqui no fórum a explicação de que o uso de painéis de 60 cel. em sistemas off-grid deve ser feito com cautela. Diante disso, a melhor decisão para o projeto é adotar a configuração com painéis de 145 wp mesmo com toda essa quantidade de painéis?

Abraços

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 10 meses atrás #614 por Glaucio Batista
E aí Rodrigo tudo bem? De antemão, seja bem-vindo ao fórum é uma satisfação tê-lo conosco.

Rodrigo se ainda não adquiriu os equipamentos, qual a razão de não trabalhar com 48V que terá mais rendimento, inclusive nos controladores e é facilitado por trabalhar com banco de baterias? :)

Quanto a instalação de painéis 250W em Off, isso depende do controlador de carga que será empregado, nunca se esqueça de que a resistência ôhmica nos condutores é uma grandeza tão importante quanto o volt e o ampere.


Abração..

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Rodrigo Costa
  • Avatar de Rodrigo Costa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 10 meses atrás #616 por Rodrigo Costa
Olá Glaucio. Obrigado pela resposta. Então, quanto a tensão do banco eu pensei um pouco na questão da disponibilidade de equipamentos. Lá vai outra dúvida, nesse caso o inversor tem que ter uma tensão de entrada de 48 V (tensão do banco) ?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 9 meses atrás #618 por Glaucio Batista
Corretíssimo!!! O único lado negativo de se trabalhar com 48V é se tiveres lâmpadas ou outros equipamentos 12/24V ainda assim teria como reduzir essa tensão pra esses valores, como afirma que todo seu consumo é 220V então 48V é a melhor opção. neo

Boas compras

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Rodrigo Costa
  • Avatar de Rodrigo Costa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 9 meses atrás #619 por Rodrigo Costa
Entendi. Creio que os equipamentos sejam 110/220v. Fiz uma simulação com 48V. Consegui dividir o gerador fv em dois arranjos para dois controladores de carga de 45A tanto com MPPT quanto sem, para fazer um comparativo de custo. Ficou bem interessante, mas a questão é esse inversor. Não consegui encontrar na minha pesquisa pela Internet. :/

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Rodrigo Costa
  • Avatar de Rodrigo Costa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 9 meses atrás #621 por Rodrigo Costa
Fiz uma simulação com tensão do sistema de 24V. Então, mesmo dividindo o gerador fv em dois arranjos, para assim adequar a corrente de projeto aos controladores de carga eu ainda teria que dividir mais uma vez, pois a corrente ainda ficou bem acima de 60A, por exemplo.

A1 (Arranjo 1)
|
--A1.1
--A1.2

A2 (Arranjo 2)
|
--A2.1
--A2.2

Imagino que usar 4 controladores deve ser algo um tanto quanto incoerente!!??!!?

Bom, no sistema que estou tentando dimensionar a potência total das cargas é 615W e o consumo total é 8.824 Wh/dia.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.172 segundos
Powered by Fórum Kunena