Dúvida controlador x paineis

  • ROMULO PINHEIRO
  • Avatar de ROMULO PINHEIRO Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 9 meses atrás #639 por ROMULO PINHEIRO
Boa noite a todos, é o meu primeiro acesso no forum e estou me iniciando no uso de sistemas fotovoltaicos, minha duvida é a seguinte, estou interessado em montar um pequeno sitema para mater equipamentos de internet , cftv e iluminação básica residencial, a princípio seria um sistema utilizando um painel de 255 W, controlador de 20 A e 1 bateria de 150 A, futuramente acrescentaria mais uma bateria porém em série totalizando 24 volts, então seria possível utilizar mais um painel de 255 W neste mesmo controlador ou seria mais viavél usar um segundo controlador com respectivos painel e bateria de forma independente?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 9 meses atrás #641 por Deny
Olá Romulo boa noite, antes de pensar na bateria e controlador de carga, vocêprecisará de um inversor caso o CFTV não seja de 12/24V

Outro ponto importante, você precisa saber a potência total de todos equipamentos ligado e qual será autonomia que pretende ter, levando em consideração que a bateria, não pode ter descarga maior que 25%. e que em períodos de chuva e nublados, terá que compensar isso com baterias adicionais.

Em relação a placa, para usar uma placa de 255w você terá que optar por um controlador MPPT, para corrigir a tensão dessa placa de 255w que é de 30.Vcc.

Após isso , podemos pensar no dimensionamento do seu sistema.

Abs.


Deny Luchetti

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ROMULO PINHEIRO
  • Avatar de ROMULO PINHEIRO Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 9 meses atrás #645 por ROMULO PINHEIRO
Na realidade inicialmente nao tenho intençao de utilizar a saida 12v do controlador, irei utilizar um inversor 12 para110 uma vez que os equipamentos de cftv e de internetja possuem suas respectivas fontes e quanto a iluminaçao usarei lampadas fluorescentes convencionais, o inversor sera de 400 w onda modificada, a duvida seria se futuramente utilizando mais um painel de 255w e mais uma bateria o controlador de 20a suportaria um arranjo em serie de dois paineis e duas baterias.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 9 meses atrás #646 por Deny
Olá Romulo, mantendo a tensão a mesma 30V (ligação em paralelo) não terá problema, o painel de 255W trabalha com um corrente Isc(9v) como a ligação em paralelo a corrente máxima será de 18A, no seu caso um controlador MPPT de 20A suportaria tranquilamente.

Da mesma forma, vc pode acrescentar a bateria respeitando a tensão do controlador (12,24)V ou 48V nesse caso precisaria no mínimo 4 baterias.

Com duas placas de 255W x HSP 4 = 1020W

Os controladores tem em média uma eficiência de 70% - ou seja desse (1020WX70 ), com a perda vc teria 714W para serem injetados nas baterias, 714W/12V = 59A.

Como vc está usando placas de 255W que possui corrente de 30V, o controlador MPPT fará a correção da tensão, e aumentará a corrente compensando a eficiência da carga em 15 ~ 20%.

Fazendo as contas, com duas placas 255W, vc poderá carregar uma bateria de aproximadamente 60A por dia.

Por isso é importante saber a autonomia que se espera do sistema, e pensar nos dias onde pode estar nublado ou chovendo, o que pode aumentar o tempo de carga das baterias, e pode comprometer os equipamentos ligados à ele. (Considere uma descarga de 50% das bateria, isso aumenta o tempo de vida útil das mesmas)

Na pratica, faltou o inversor que consome energia das baterias para fornecer essa energia ao equipamentos ligado à ele, considere 15% nessa conta.

Espero que tenha ajudado.

Abs.

Deny Luchetti
The following user(s) said Thank You: ROMULO PINHEIRO

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ROMULO PINHEIRO
  • Avatar de ROMULO PINHEIRO Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 9 meses atrás #647 por ROMULO PINHEIRO
Agradeço pela resposta Deny, muito esclarecedora, então de forma geral devo me preocupar com a amperagem e não a voltagem que irá para o controlador de carga uma vez que uma ligação em paralelo manterá a voltagem constante e dobrará a amperagem nesse caso específico, com relação as baterias acredito que duas de 150 A me atenderiam no momento uma vez que o meu maior consumo seria durante o dia, quando os paineis estariam em plena carga considerando é claro dias chuvosos ou nublados, se alguem tiver mais alguma colocação por favor fiquem a vontade.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 9 meses atrás #648 por Deny
Olá Romulo, você deve também lembrar da tensão, há um limite máximo que os controladores suportam, tem alguns controladores MPPT que suportam até 100Vcc vindo das placas.

Por esse motivo sempre devemos verificar no manual do controlador esse limite, e se embasar nesse valor no momento das ligações (Paralelo/em série).


Abs.


Deny Luchetti

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.172 segundos
Powered by Fórum Kunena