Dimensionamento Off Grid em um Trailer de viagem

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4 anos 11 meses atrás - 4 anos 10 meses atrás #707 por Bruno
Bom dia a todos! B)

Estou tentando dimensionar um sistema off grid para um trailer de viagem de 6 metros de comprimento por 2,15m de largura. Porém estou com muitas dúvidas.

Acreditando que meu consumo de energia diário fique em torno de 2600Wh/dia, qual seria os equipamentos a adquirir?

Estava pensando em:

4 painéis de 250Wp
1 controlador MPPT de 60A
2 baterias de 150Ah
1 inversor de 1500W

Lá vai as perguntas:

1) Os 4 paineis atendem? Ou pode ser menos? Qual configuração série/paralelo ligar?
2) O controlador ideal seria MPPT, ou PWM já atende bem?
3) As baterias atenderiam o consumo para que nunca fiquem com menos da metade da carga? Qual configuração usar? 12 ou 24?

O trailer eventualmente será ligado em uma tomada de energia.

4)Como abastecer o trailer e suas baterias com energia externa?

Acho que após essas respostas virão mais perguntas.
Agradeço quem puder me ajudar.
Obrigado.
Última Edição: 4 anos 10 meses atrás por Bruno. Razão: Correção do português

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4 anos 11 meses atrás #708 por Glaucio Batista
Bruno é uma satisfação poder lhe ajudar, seria ótimo tê-lo conosco.

De imediato gostaria de salientar que já existem post relacionados, imagino que possam lhe ser bastante úteis, más vamos lá... A questão de painéis em trailer requer bastante planejamento, haja vista de seu azimute e elevação serem indefinidos, além disso, há de se considerar a questão da segurança dos módulos e, por fim, como se vai afixá-los. Como se trata de posição aleatória (ruas e estradas) não poderá dar-lhes direção e inclinação definitiva o que cai bastante o rendimento do arranjo, isso posto faz a direção voltada para cima a de melhor absorção inclusive em dias chuvosos. Creio que terá somente uma média/mês de 45% de geração ou talvez menos.

Quanto ao controlador não há a necessidade de ser MPPT, PWM cumpre-lhe muito bem essa tarefa. Se alguém lhe indagar, mas esse controlador não vai dar um pouco de alta para 150A (em 24V)? Isso depende do método de carga que esse carregador usa!

Se for adquirir inversores off e sem by-pass automático dê preferencia a partir de 2kwtt afim de que suporte separadamente churrasqueira, chaleira elétrica, micro-ondas e até ar condicionado!

Quanto às baterias, sugiro baterias Optimas por terem uma boa capacidade reserva e também dispõe de ótima corrente de partida e muito mais...

Bruno, sua intensão é semelhante a sistemas náutico, existem controladores específicos para o seu caso tornando seu fornecimento mais confiável. Falando em náutico, não seria interessante a aquisição dos utensílios já todos em 24V?

No que precisar estaremos por aqui,

Bons passeios.

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4 anos 10 meses atrás #710 por Raphael Pintao
Bruno, tudo bem?

Em princípio me parece que as placas são suficientes (usando mppt)mas as baterias estão muito subdimensionadas. Vc precisa de pelo menos 3 dias de autonomia e descarga máxima de 75% para um bom dimensionamento.

Em principio, vc não precisa de MPPT, mas como escolheu os painéis de 60 células (250w), daí sim precisa de MPPT, porque serão incompatíveis com a carga, seja em 12, 24 ou 48V. O MPPT resolverá isso.

Como há restrição de área, sugiro sempre MPPT para foodtrucks e afins.

Se quiser uma ajuda melhor, dê uma ligada pra neosolar e peça uma ajuda para algum técnico.

Abs.
Raphael

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4 anos 10 meses atrás #714 por Bruno
Bom dia amigos.

Acredito que a instalação de um sistema solar em barcos seja parecido, mas não semelhante ao de um trailer de viagem, pois no trailer, ocasionalmente, alimentarei o sistema através de uma tomada externa, sendo então a energia suprida totalmente pela concessionária de energia, e somente as baterias recebendo carga das placas solares. Ou quem sabe até eu coloque um carregador de bateria 127/12V, tenho que pensar em como fazer isso...

Pelo motivo da alimentação do sistema poder ser externo, acho que não seria interessante eu ter equipamentos em 12/24V, como geladeira, ventilador, lâmpadas, etc... Mas gostaria que apesar dessa possibilidade de suprimento de energia, o trailer fosse o máximo possível autosustentável. Pretendo fazer viagens remotas, onde não há tomadas, porém ocasionalmente acamparei em um camping com estrutura elétrica e hidráulica.

Concordam com minhas explanações?

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4 anos 10 meses atrás #715 por Glaucio Batista
Entendi, existem carregadores náuticos híbridos inclusive com ajuste de tensões de entrada e saída com entrada para tomada de cais, alternador e solar outros híbridos com rede elétrica e solar o último caso admite-se um banco de baterias menor. Para quem dispõem de um alternador de 90A e 4 PV de 250W não há muito com o que se preocupar.

Bons passeios,

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