Baterias - 2 de 115 amp ou 1 de 240amp

  • Paulo Roberto Cella
  • Avatar de Paulo Roberto Cella Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 2 meses atrás #894 por Paulo Roberto Cella
A minha pergunta refere-se devido ao transporte/manipulação das baterias em função de seu peso (240a =60k e 115=30k) sem importar com problema de espaço. Sei que as baterias uma vez colocadas não devem ficar sendo movimentadas, não há razão para isso.
Eu preferiria de menor peso (e maior qtde) devido às minhas limitações fisicas.
PERGUNTO: Existe diferença em questão de eficiencia do sistema, durabilidade das baterias, tempo de recarga ou outra coisa usando 1 de 240 ou 2 de 115 amp?
GRato.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 2 meses atrás #897 por Deny
olá Roberto , no que diz durabilidade todas as baterias tem como padrão em condições normais de descarga e temperatura 4 anos de uso, para ser pragmático esse tempo pode em alguns casos raros ultrapassar esse tempo, pois com o tempo o eletrólito delas vão diminuindo devido evaporação.

O contato desse líquido com as placas internas se dá em uma área menor o que provoca a depreciação normal de uso/tempo.

Em questões de eficiência 2 bateria de 115A ligadas em paralelo teria quase que a mesma eficiência que 1 baterias de 240A , da mesma forma você teria o mesmo peso 60 kg, o contraponto aí é as duas bateria provavelmente seriam mais fáceis de transportar para uma eventual manutenção ou movimentação e espaço.


Abs.

Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 2 meses atrás #912 por Glaucio Batista
Prezado, queira desculpar pela demora em responder.

Imagine uma situação em que tenha que dispor de carga acumulada, más que o limite de peso é uma preocupação. Barcos, lanchas, trailers, camping etc., são exemplos típicos. Para minimizar tal inconveniente fabricantes desenvolveram baterias com compostos mais eficientes e um principio de funcionamento mais moderno visando assim um involucro menor, mais leve, minimizar problemas decorrentes de temperatura inadequada, emissão de gases, sulfatação e até mesmo a explosão quando em regime de equalização.

Resumindo seu questionamento seria assim:
Em seu caso, quanto mais terminais em extra baixa tensão em altas correntes, mais chance de surgirem oxidações o que requer maiores cuidados com sua manutenção;
Sobre carga - teoricamente as duas menores carregariam um pouco antes, no entanto, isso na pratica as vezes pode até mesmo mudar em função de existir por ali maior resistência o que afeta sensivelmente o controle de carga final, do mesmo modo, sua tensão de flote e por fim, ainda haveria a necessidade de tensões de equalização.
Vida útil – As duas teriam que dispor no decorrer de sua vida útil das mesmas propriedades físico/químicas, caso contrário lá se foi seu jogo de baterias.

Paulo cuidado com supostos desempenhos prometido por muitos fabricantes.
Boa escolha e muito boa sorte... neo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.123 segundos
Powered by Fórum Kunena