Dimensionamento do sistema e produtos a ser utilizados

Mais
7 anos 5 meses atrás #1160 por Alex
Boa Tarde,
estou querendo montar um sistema off grid para um sitio,
quero utilizar apenas 2 lampadas de 20w em media 4hs/d e um ventilador de 80w cerca de 9h/d ( o ventilador se for o caso posso usar um de 50w para que o sistema fique mais barato) esse e o que preciso de necessário, gostaria tbem um sistema bem modesto pois estou desprovido de recursos financeiro,
Pensei em uma placa de 260Wp.
e uma bateria de 180 amperes.
qual seria o controlador mais em conta que posso utilizar?nao tenho nem ideia
e inversor pensei em algo de 300w que deve ser bem em conta tbem.
uma outra duvida é o consumo sera de (80W x 9h = 720w) + ( (20w x 4h ) x 2 = 160 ) = 880w/d
olhei em alguns site que 880w /12v = 73,33 amperes ( é isso mesmo esta correto??
se estiver correto as contas eu utilizaria 40% da bateria
quanto tempo demora pra recarregar 100% da bateria?? como faço essa conta ??? olhei que a placa tem uma corrente de 8,2 amperes posso dizer que ela carrega a bateria 8 amperes por hora? pois durante o dia no periodo do sol nao haverá nenhum consumo so sera feita a recarga da bateria,
a ultima duvida posso ligar o inversor direto no controlador de carga para usar algum aparelho na hora de sol?
des de ja muito obrigado,

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
7 anos 5 meses atrás #1177 por Diego Rios
Alex, o ideal seria solicitar um orçamento http://www.neosolar.com.br/orcamento/off-grid/form/6-off-grid .
Bom Inversor como tem o ventilador que é motor, o ideal é ir para um inversor maior que 400W até, 700W por exemplo.
Sua dúvida sobre cálculos quando for estimar banco de baterias o ideal é trabalhar em Ah mesmo porém no campo gerador o ideal é em Wh.
Sobre carregar a bateria, depende de quanto irá produzir em média em Ah/ dia 1 painel no caso um de 260 W, fazendo um cálculo a grosso modo 5 HSP (média de horas de sol Brasil) X 260 Wp = 1300 Wh/dia / por 12 Vcc = 108,3 em uma média. Portanto carregaria metade de 1 bateria de 220Ah considerando a mesma parada sem consumir carga, ou seja só carregando.

Lembre-se nunca ligar inversor na saída de carga do controlador d pois a mesma não suportará a corrente que o Inversor precisa, por isso que o correto é sempre ligar nas baterias. E salientando que o controlador de carga na grande maioria tem essa saída de descarga para equipamentos de corrente continua e a energia liberada por lá vem das baterias e não dos painéis. Os painéis em si somente irão carregar as baterias.
The following user(s) said Thank You: Alex

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.135 segundos
Powered by Fórum Kunena