Paineis 310W vs 12V

  • Dornel Rotta
  • Avatar de Dornel Rotta Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
7 anos 2 meses atrás #1246 por Dornel Rotta
Olá pessoal.

Sou um viajante de Kombi (modelo Safari) e estou estudando a possibilidade de ampliar meu sistema fotovoltaico.

A primeira dúvida é, posso utilizar 3 painéis de 250W para um banco de baterias ligadas em paralelo 12V?

Segundo, terei uma alta amperagem e os controladores MPPT para isso são muito caros, posso usar 3 controladores de 20A em paralelo para suportar o sistema?

Penso em 5 baterias de 105ah totalizando 525ah, é o que possuo de espaço, meu limite mesmo, não teria como colocar 3 de 220ah ou qualquer outra configuração.

Desde já obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Avatar de Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Offline
  • Moderador
  • Moderador
Mais
7 anos 2 meses atrás #1252 por Pedro Aureliano Tostes Pintao
Dornel,

paineis de 60 células, que estou supondo seja os seus paineis de 250W não funcionam bem com o banco de baterias a 12v pois a diferenca de tensão é muito alta e as perdas aumentam. O melhor é usar o controlador mppt mesmo, hoje tem opções mais em conta. De uma olhada no Epsolar MPPT2210A e 4210A
voce pode substituir as baterias de 105ah pelas de 220Ah sem problema... o que vale é a capacidade total e que a tensão do banco esteja condizente com o inversor e controlador.
Se voce usar o banco em 24V, pode reduzir a necessidade de controladores, mas neste caso precisaria de um numero par de baterias

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Dornel Rotta
  • Avatar de Dornel Rotta Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
7 anos 2 meses atrás #1258 por Dornel Rotta
Olá Pedro, obrigado pela resposta.