Paineis 310W vs 12V

  • Dornel Rotta
  • Avatar de Dornel Rotta Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
7 anos 2 meses atrás #1246 por Dornel Rotta
Olá pessoal.

Sou um viajante de Kombi (modelo Safari) e estou estudando a possibilidade de ampliar meu sistema fotovoltaico.

A primeira dúvida é, posso utilizar 3 painéis de 250W para um banco de baterias ligadas em paralelo 12V?

Segundo, terei uma alta amperagem e os controladores MPPT para isso são muito caros, posso usar 3 controladores de 20A em paralelo para suportar o sistema?

Penso em 5 baterias de 105ah totalizando 525ah, é o que possuo de espaço, meu limite mesmo, não teria como colocar 3 de 220ah ou qualquer outra configuração.

Desde já obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Avatar de Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Offline
  • Moderador
  • Moderador
Mais
7 anos 2 meses atrás #1252 por Pedro Aureliano Tostes Pintao
Dornel,

paineis de 60 células, que estou supondo seja os seus paineis de 250W não funcionam bem com o banco de baterias a 12v pois a diferenca de tensão é muito alta e as perdas aumentam. O melhor é usar o controlador mppt mesmo, hoje tem opções mais em conta. De uma olhada no Epsolar MPPT2210A e 4210A
voce pode substituir as baterias de 105ah pelas de 220Ah sem problema... o que vale é a capacidade total e que a tensão do banco esteja condizente com o inversor e controlador.
Se voce usar o banco em 24V, pode reduzir a necessidade de controladores, mas neste caso precisaria de um numero par de baterias

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Dornel Rotta
  • Avatar de Dornel Rotta Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
7 anos 2 meses atrás #1258 por Dornel Rotta
Olá Pedro, obrigado pela resposta.

Na verdade já possuo um pequeno sistema, composto de inversor 1000W (12V -> 220V), 1 painel de 150W e duas baterias (1 de 220ah e outra de 105ah). Meus equipamentos já são todos 12V (lâmpadas, bomba dagua, carregadores de celular, ventiladores, TV, etc.).

O sistema é insuficiente e, pelo meu consumo e espaço no teto, penso em 2 painéis de 310 Watts + 5x baterias estacionárias de 105ah (ou 2x 220ah, um ou outro, pelo espaço que possuo).

Se eu optasse por 4 painéis de 150 Watts eu cobriria todo meu teto, inclusive o meu bagageiro, todas as claraboias... Com 2 painéis de 310 W, eu poupo espaço, salvando o bagageiro e duas claraboias do teto.

O grande ponto é, com um bom controlador solar mppt (EP Solar) posso utilizar as placas de 310 W para o sistema 12V? 24V não seria mais uma opção visto que já tenho tudo 12V...

Obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Avatar de Pedro Aureliano Tostes Pintao
  • Offline
  • Moderador
  • Moderador
Mais
7 anos 2 meses atrás #1260 por Pedro Aureliano Tostes Pintao
Pode usar, mas veja que o painel de 310Wp a 12Vcc pode gerar na saida do controlador 25A. Neste caso, para melhor aproveitamento do controlador , o ideal seria ter um controlador de pelo menos 50A para os dois painéis.

A Epsolar tem um controlador de 40A. Ou voce usa este de 40A para os dois painéis (em série ou paralelo) sabendo que em alguns momentos estará perdendo um pouco de energia ou coloca um controlador MPPT de 40A para cada painel de 310Wp

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.149 segundos
Powered by Fórum Kunena