Controlador de Carga 40A

  • Aísio Carlos
  • Avatar de Aísio Carlos Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 7 meses atrás #2175 por Aísio Carlos
Temos a seguinte configuração 2 painéis solar 270W Tensão MPP 31.4 V - Corrente 8.60A - e um controlador de carga Ysolar MPPT40A. 500Watts. a pergunta é a seguinte;

1- se a potencia é 500W (31.2V X 8.49A=270W*2(paineis)=540W- então na entrada, Placa controlador de carga tenho 16,98 A.
2- na saída do controlador de carga vou ter quantos amperes? se ele é de 40A.
não tô conseguindo entender essa relação.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 7 meses atrás #2181 por Bruno Palos
Olá Aisio, como vai?

Não sei se realmente entendi seu questionamento, mas dependendo do tipo de ligação dos seus painéis você terá uma corrente de entrada.

Caso ligue os painéis fotovoltaicos em série, terá uma corrente na entrada do controlador de 8.60A e uma tensão de Vmpp = 62,8V. E caso ligue os painéis em paralelo, terá uma tensão Vmpp = 31,4V e corrente de 16,98A.

No controlador MPPT, a diferença de tensão é transformada em corrente, mantendo a potência de entrada menos as perdas de eficiência. Pra saber a corrente de saída exata para as baterias, você precisa saber a eficiência do controlador.

Os 40A é o limite, mas fazendo uma conta rápida, dividindo a potência pela tensão que deseja operar nas baterias e levando em consideração perdas no painel, no controlador e nos cabos, você terá a corrente de saída para as baterias, portanto terá 500W / 12V <=40A.

Espero ter ajudado.
Abs
The following user(s) said Thank You: Aísio Carlos

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Aísio Carlos
  • Avatar de Aísio Carlos Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 7 meses atrás #2184 por Aísio Carlos
Obrigado pela resposta, mais a duvida é essa mesma, o controlador de carga MPPT 40(SunYoba) realmente entrega 40A na saida? Por que na entrada do controlador de carga, levando em consideração perdas 0 , tenho 16,98A (02 paineis 270W em Paralelo) então pela logica levando em consideração perdas 0 teria que ter 40A na saída do controlador, só que o máximo que consegui foi 20A.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 7 meses atrás #2185 por Bruno Palos
Aísio,

Realmente é estranho entregar apenas 20A.
Mesmo considerando perdas, deveria ficar mais na faixa entre 30 e 40 A.
Depende também do estado de carga da bateria, mas ainda assim acredito que deveria ser mais.

Não posso afirmar que o controlador de carga SunYoba não é confiável. Desconheço essa marca, mesmo fora do Brasil, e temos visto muitos controladores de carga e inversores ruins no mercado solar, que não entregam o que prometem, que não dão o suporte quando necessário e comercializados por empresas ou pessoas que não são da área.

O fato de vir da China ou outro país, não necessariamente indica que não são bons. Os controladores de carga da EPSolar (EPever) são excelentes, por exemplo, e a Neosolar comercializa há muitos anos sem problemas. Mas grande parte do que temos visto no mercado são marcas menos conhecidas e com pouco suporte técnico no Brasil.

Minha sugestão é que procure diretamente o fabricante ou seu representante estabelecido no Brasil e peça orientação e suporte.

Abs
The following user(s) said Thank You: Aísio Carlos

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 7 meses atrás #2403 por Carlos
Olá tenho uma dúvida similar ao colega bruno, se alguém puder me ajudar ficaria muito feliz! Vamos lá!

Estou na Seguinte situação, possuo:

- 2 Paineis 275w Canadian
- 1 Controlador de Carga Mppt SNRE 40A
- 1 Inversor 1200w senoidal puro
- 1 bateria 120AH GEL AGM

Minha dúvida, pelos cálculos o controlador de carga não suportaria porém o vendedor e manual do mesmo fala que o equipamento suporta em 12v até 550w (Os dois painéis ) e em 24v 1100w (Quatro painéis). eu estou realmente pensando em utilizar em 12v devido a questão do custo x consumo, pois essa estrutura é para ficar em um Sitio onde fica até 15dias sem utilização (sem ninguém) e o consumo máximo do local é ( 1 tanquinho 165w, 1 geladeira pequena 85w, 1 tv tubo 20' 84w e 11 lâmpadas de led´s de 4.7w claro nem sempre todas ligadas veja isso o consumo máximo porém tanquinho se usa de dia e aí lâmpadas nao esta ligadas! Carga total de 386wh

A questão principal seria poderia ligar em 12v para aos poucos colocar somente mais uma bateria em paralelo ?

Agradeço desde já e desculpe o texto longo mas queria deixar bem claro!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 7 meses atrás - 5 anos 7 meses atrás #2404 por Gabriel Araújo
Bom dia Carlos!

Obrigado por nos enviar a sua dúvida!

Um Controlador de Carga MPPT de 40A suporta estes dois Painéis Solares em paralelo, tranquilamente. Como há perdas pela eficiência, temperatura, sujidade, etc, a corrente de saída dificilmente passaria de 40A em 12V.

Você também precisa se atentar que o inversor tem uma tensão de entrada definida, e ela precisa ser compatível com a do sistema.

Sobre ir adicionando baterias em paralelo: em termos de ligação, não há problemas. O que precisa ser observado é que não é recomendado usar baterias de idades diferentes no mesmo banco. Dependendo da diferença, pode haver um fluxo de corrente da bateria mais nova para a mais antiga (mesmo em plena carga), o que gera perdas e possível aquecimento.

Aproveito para fazer um comentário sobre a bateria: considerando estes equipamentos a serem alimentados, a bateria está bastante subdimensionada. A cada uso, ela terá uma profundidade de descarga de quase 100%, o que diminuirá muito significativamente a sua vida útil. O recomendado é manter uma profundidade de descarga próxima de 25%, e para isso é necessário ter cerca de 400Ah de capacidade total.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Gabriel Araujo
Última Edição: 5 anos 7 meses atrás por Gabriel Araújo.
The following user(s) said Thank You: Carlos

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.131 segundos
Powered by Fórum Kunena