Ligação série com baterias de correntes diferentes

  • eduardo teixeira da silva
  • Avatar de eduardo teixeira da silva Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 9 meses atrás #2380 por eduardo teixeira da silva
Boa noite, estou com uma dúvida, é o seguinte, estou usando 3 painéis de 270watts, ligados em um sistema de 12v, so que estou tendo uma corrente máxima de somente 23 Ampéres, então vou mudar meu sistema para 24v, para ter uma melhor eficiência com estes painéis, no momento possuo uma bateria de 220ah, e tava querendo colocar mais uma de 400ah ligadas em série, isto seria muito prejudicial para o sistema? seria melhor colocar outra de 220ah? Desde já agradeço a atenção!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 8 meses atrás - 5 anos 8 meses atrás #2381 por Gabriel Araújo
Bom dia Eduardo!

Obrigado por nos enviar a sua dúvida!

Em relação às Baterias Estacionárias, não se deve usar baterias de capacidade de armazenagem diferente ligadas em série. Como a capacidade delas é diferente, a tensão de carga teria um comportamento diferente, e haveria maior desgaste da bateria de menor capacidade, reduzindo consideravelmente a sua vida útil. Também é possível que haja circulação de corrente de uma bateria para a outra.

Já uma ligação em paralelo, não tem problemas. Porém, é altamente recomendado que as baterias tenham o mesmo tempo de uso, pois uma diferença no tempo de uso também acarreta diferença na tensão de carregamento, ocasionando problemas parecidos com o da ligação em série.

Em relação aos painéis fotovoltaicos, você precisa de um controlador de carga MPPT para ligar estes painéis ao banco de baterias. Isto ocorre pois painéis de 60 células (como é o caso deste de 270Wp) têm uma tensão muito alta para serem usados com um banco de baterias em 12V. A tensão também é muito baixa para serem usados com um banco em 24V, portanto é necessário colocar pelo menos 2 painéis em série (verificar os limites de tensão do controlador de carga).

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
Última Edição: 5 anos 8 meses atrás por Gabriel Araújo.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • eduardo teixeira da silva
  • Avatar de eduardo teixeira da silva Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 8 meses atrás #2385 por eduardo teixeira da silva
Muito obrigado pela ajuda, eu utilizo controladores mppt, mesmo que importado mais uso(rsrsrs), só mais uma dúvida, agora estou usando painéis de 150w para sistema de 12v, mas já tinha ligado uma placa de 270w em um sistema de 12v, com controlador mppt lógico, e a corrente de entrada estava somente 8A, está correto? pq essa corrente é a mesma usada em sistema de 24v com este painél, então minha eficiência ficou muito baixa, agradeço pela atenção!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 8 meses atrás #2386 por Gabriel Araújo
Bom dia Eduardo!

A corrente de entrada você se refere em que ponto do sistema? Dos painéis para o controlador, ou do controlador para as baterias?

Se for entre painel solar e controlador de carga, está próxima da corrente de máxima potência, o que é ok. Se for entre o controlador de carga e as baterias, pode ter dois motivos:
1 - A irradiação está baixa e por isso a corrente na saída do controlador é baixa - neste caso, a corrente entre o painel e o controlador deve ser ainda mais baixa;
2 - O MPPT do controlador não está funcionando muito bem, e alguma potência está sendo perdida no ajuste da tensão.

O ideal é comparar as duas correntes e tensões (na entrada do controlador e na saída dele) para ver se a potência de saída está próxima da potência de entrada. Se estiver, está tudo ok. Se houver uma diferença muito grande de potência, o MPPT pode não estar funcionando bem.

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • eduardo teixeira da silva
  • Avatar de eduardo teixeira da silva Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 8 meses atrás #2387 por eduardo teixeira da silva
Muito obrigado Gabriel, você me ajudou muito cara, eu estava esquecendo deste detalhe, que a corrente que sai do controlador para a bateria é diferente da corrente que sai das placas para o controlador, cometi um erro gravíssimo no sistema que montei, pois liguei 3 placas de 270w, na entrada do controlador com uma corrente de 23ampéres, e meu controlador é de 30ampéres mppt, possivelmente a corrente que esta saindo para as baterias esta bem acima dos 30ampéres do controlador, será que ele vai queimar? pois vou demorar alguns dias a voltar na fazenda em que montei o sistema, desde já agradeço pela atenção, e muito obrigado novamente!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 8 meses atrás #2397 por Gabriel Araújo
Boa tarde Eduardo!

Se este sistema estiver ligado em 12V, com certeza a corrente de saída será maior do que a nominal do Controlador de Carga, cerca de 60A.

Não conheço uma instalação que foi feita desta forma, por isso não sei dizer se o controlador queimará. O que posso dizer é que ele com certeza limitará a corrente de saída na corrente nominal dele, 30A. Ou seja, caso não queime, este sistema está perdendo quase metade da energia que deveria ir para as baterias.

O ideal é fazer o dimensionamento para operar com maiores tensões (dentro dos limites dos equipamentos), assim você terá menores correntes.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.152 segundos
Powered by Fórum Kunena