Dimensionamento de Sistema Off Grid sem bateria é possivel?

  • Danilo
  • Avatar de Danilo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
5 anos 7 meses atrás #2421 por Danilo
Gostaria de tirar uma duvida, se alguém puder me ajudar....

Estou tentando desenvolver um sistema para mim mesmo de captação de água de um pequeno poço. Segue os materiais:

02 Módulos Solar Canadian 265w - 30,6v / 8,66a - Ligados em Paralelo
01 Controlador de Carga 30a MPPT - Suporta até 720w
01 Inversor Onda Senoidal Modificada 4000w - Entrada 10,5 a 14,6v - Saída 127v
Sem bateria se possível, para ser utilizada somente quando existir geração solar
01 Bomba Sapo 300w (bomba vibratória - eletro-imãs).

Minha dúvida é sobre a Bateria, não sei se é possível não usa-la...

O que me dizem?
Obrigado a todos!!!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 7 meses atrás #2422 por Gabriel Araújo
Bom dia Danilo,

Obrigado por nos enviar a sua dúvida!

Para este sistema que você está tentando operar, é necessário o uso de baterias. O inversor precisa de uma fonte de energia constante para funcionar corretamente. Ele irá entrar em modo de falha caso haja alguma variação grande no fornecimento de energia, como por exemplo uma nuvem passando. Provavelmente, o sistema iria funcionar por muito poucas horas no dia, por causa da variação constante na entrada.

Para evitar o uso de baterias, a solução ideal é usar uma bomba solar, ou um driver solar específico para bombas. Com esses equipamentos, você não precisa de inversor nem de controlador de carga, o que diminui muito o seu custo, além de evitar as falhas constantes no funcionamento.

Um bom modelo de bomba-sapo solar com ótimo custo-benefício é a Anauger. Você pode encontrá-la aqui: www.neosolar.com.br/loja/kit-bombeamento...600-l-dia-180wp.html

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.126 segundos
Powered by Fórum Kunena