3 Paineis em Série

Mais
5 anos 5 meses atrás #2501 por Marco
Bom dia !

Por favor, estou montando um sistema off-grid em 24 volts em meu motorhome e por uma limitação de espaço consigo instalar somente 3 paineis de 100 W cada (16 v x 6,2 a) no teto do mesmo. Minha duvida é a seguinte:
- Se eu utilizar um bom controlador MPPT (Epever 30 A, por exemplo) posso ligar os 3 paineis em serie ? Nesse caso o controlador reduzirá a tensão dos 48 v de entrada (3 x 16) para os 25 v de carga e aumentará na mesma proporção a corrente de carga para manter a potência ? ( neste caso para 12 a)
Antecipadamente, muito obrigado

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 4 meses atrás #2505 por Gabriel Araújo
Marco, bom dia!

Neste caso, é necessário verificar qual o limite máximo de tensão do controlador de carga, e comparar com a tensão dos painéis em série, na temperatura ambiente mais baixa possível. Tipicamente utilizamos 5ºC para boa parte do território brasileiro, porém em algumas localidades é melhor utilizar 0ºC.

Caso o controlador que você mencionou seja o Triron 3210N, que possui um limite de 100V, é possível ligar estes três painéis em série sim. O controlador irá reduzir a tensão para ajustar ao nível de carga das baterias, e elevará a corrente na mesma proporção, para manter a potência.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 4 meses atrás #2507 por Marco
Bom dia, Gabriel.

Muito obrigado pelo retorno ! Ajudou muito sim, confirmando informação que já havia obtido também com o Renilson aí da Neosolar. Vou adquirir o Triron 3210N aí com vocês mesmo, além de um inversor também Epever de 2000 W. Gostaria de utilizar o Controlador/Carregador/Inversor da própria Epever (Upower), mas verificando o catálogo do mesmo percebi que não suporta carregamento de baterias de Litio (que são as que vou usar no meu motorhome). Já o 3210N menciona especificamente a compatibilidade com este tipo de bateria.

Grande abraço e, mais uma vez, muito obrigado !

Marco

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 4 meses atrás #2511 por Gabriel Araújo
Boa noite Marco,

Fico feliz que tenhamos conseguido te ajudar! Realmente, o modelo atual do UPower não suporta baterias de lítio. Esperamos ter em breve um modelo que tenha essa compatibilidade.

Se precisar de mais alguma coisa, seguimos à disposição!

Abraço,
Gabriel Araujo

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.152 segundos
Powered by Fórum Kunena