Inversores monofásicos

  • Marcus Vinícius Koerich
  • Avatar de Marcus Vinícius Koerich Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
10 anos 5 meses atrás #156 por Marcus Vinícius Koerich
Tenho dúvidas a respeito de uma ligação grid-tie monofásica. Se por exemplo meu sistema está conectado a fase A e no momento da geração estou consumindo apenas energia da Fase B toda a energia gerada irá para a rede da concessionária e o medidor acusará esta geração para um crédito?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 5 meses atrás #162 por Raphael Pintao
Marcus,

A medição de energia em um sistema de energia solar funciona da mesma forma para entrada ou saída de energia. Um relógio bidirecional substitui o convencional, permitindo medir nos dois sentidos.

Quando você consome mais energia em uma fase ou em outra, a medida será sempre da soma de todas as fases, afinal você deverá pagar por toda essa energia.
O mesmo acontece com a geração. Se você gerar apenas em uma fase ou então se gerar em 3 fases, o medidor será adequado para medir a soma das fases e portanto não há com o que se preocupar, você pode sempre pensar no total de entrada e total de saída.

Alguns países, como a Austrália, permitem a medição individualizada das fases e isso causa um impacto enorme quando este país adota a tarifa feed-in (quando você é remunerado pela energia que injeta na rede por um valor maior do que aquele que paga na energia que recebe). Nestes casos o consumidor procura dedicar a produção a uma única fase e instalar uma carga baixa na mesma, com o objetivo de ter a maior injeção de energia possível na rede obtendo maior remuneração.

Este não é o caso do Brasil que, além de um medidor único, adotou o sistema de net metering (onde a remuneração equivale ao mesmo valor pago), o que torna indiferente as fases que consomem ou injetam energia.

abs
Raphael
The following user(s) said Thank You: Marcus Vinícius Koerich

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Marcus Vinícius Koerich
  • Avatar de Marcus Vinícius Koerich Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
10 anos 3 meses atrás #183 por Marcus Vinícius Koerich
Entendido Raphael.

Estou querendo instalar um sistema de 5kwp no local em que trabalho. Olhando no procedimento da concessionária percebi que o sistema pode ser mono ou trifásico. Ao instalar um monofásico teria algum problema no desequilíbrio das fases para esse porte?

E quanto ao dimensionamento de inversores, poderia determinar um de 4.4Kw (FDI de 0,88) uma vez que dificilmente o arranjo trabalha em sua potencia nominal?

Obrigado

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 3 meses atrás #184 por Raphael Pintao
Marcus,

Na verdade, até 10kWp o sistema pode ser monofásico. Em algumas distribuidoras, como na Eletropaulo, mesmo até 15kWp o sistema pode ser monofásico.
Essa determinação já leva em conta a capacidade da infraestrutura, ou seja, se é permitido você pode confiar que não terá problemas.

Muitas pessoas confundem o sistema fotovoltaico ser trifásico com a instalação do local ser trifásica, mas uma coisa não tem q ver com a outra. Uma casa pode ser trifásica e ter um sistema monofásico. Já o contrário não.

Quanto ao FDI (fator de dimensionamento do inversor) no sistema fotovoltaico, é mais um bom ponto levantado. Muita gente acha estranho quando oferecemos um inversor com um arranjo de maior potência que a potência nominal do inversor mas isso é completamente normal e dependendo do inversor essa diferença pode ser até maior que esses 0,88.

Não há uma regra geral, tem que checar nas especificações do inversor ou até validar no software de dimensionamento do fabricante. Se tiver confiança nos dados do local e no inversor, dá até pra ir além. Muitas vezes a limitação ocorre devido a temperaturas extremas, mas isso pode ser insignificante.

Por exemplo, dimensiono um sistema pra São Paulo com temperatura mínima de 5 graus, o sistema vai acusar uma tensão e potência maiores nesta condição, mas isso sequer vai acontecer porque essa temperatura mínima acontece de noite. Mesmo a temperatura mínima durante o dia, digamos 10 graus, acontece muito raramente e pouquíssimos dias no ano, eventualmente até em um dia nublado. O sistema vai lhe dizer para não dimensionar assim, pra não perder energia, mas pode não haver risco algum e essa perda ser insignificante.

Ficou claro?

Se precisar de uma ajuda no dimensionamento nos procure ou envie uma solicitação de orçamento

Também temos kits pré-dimensionados

Nos procure antes de adquirir o sistema!
abs
The following user(s) said Thank You: Marcus Vinícius Koerich

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 3 meses atrás - 10 anos 3 meses atrás #185 por Raphael Pintao
e claro, se souber a fase mais carregada com cargas durante o dia, utilize esta fase para o sistema fotovoltaico... Você terá, inclusive, benefício com o ICMS enquanto cobrarem pela entrada de energia e não pelo saldo (como é feito em MG por exemplo)
Última Edição: 10 anos 3 meses atrás por Raphael Pintao.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 1 mês atrás #201 por ivo
Amigo rpintao eu pretendo montar algumas placa na minha casa eu tenho a energia 220 bifásica, o coreto seria um inversor grid-tie 220 que pegaria as duas fases?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.152 segundos
Powered by Fórum Kunena