Dimensionamento de um sistema solar para uma residencia de baixo consumo.

  • pedro batista
  • Avatar de pedro batista Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 7 meses atrás #334 por pedro batista
Boa tarde

Meu nome é pedro batista e sou estudante de eletrotécnica e estou elaborando um TCC sobre comparação de energia convencional e energia fotovoltaica , seus custos , benefícios , retorno , manutenção e etc.

Meu projeto é de uma residencia com o consumo aproximado de 480 kwh/mês porem pelo alto custo da geração de energia solar optei por uso de um boiler para suprir a necessidade do chuveiro assim o consumo cai para aproximadamente 380 kwh/mês , gostaria de uma estimativa de custo para um sistema grid tie para esse meu projeto , pois pela loja de vocês um kit para tal demanda é de mais de 20.000 reais porem em suas respostas frequentes o custo sai de 7.000 a 15.000.

Muito obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 6 meses atrás #335 por Raphael Pintao
Pedro,

Para aquecimento de água a melhor opção será certamente o aquecimento solar, e não a fotovoltaica. O custo é menor e a eficiência é maior. Além disso não há necessidade de aprovação da concessionária, o que gera custos e tempo investido.
Uma outra opção é um aquecedor a gás.

A fotovoltaica até cumpre a função, porém não é a primeira alternativa para este caso. Servirá no entanto para produzir o restante de energia para onde você não tem a alternativa térmica.

Só para uma referência, para produzir 100kWh/mês, você vai precisar de 3 ou 4 painéis de 250Wp, dependendo do local da instalação.

Abs,

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.129 segundos
Powered by Fórum Kunena