Software de dimensionamneto

  • luiz roberto carchedi
  • Avatar de luiz roberto carchedi Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 4 meses atrás #404 por luiz roberto carchedi
Gostaria de saber se o Raphael conhece o software da Solergo e se o recomenda.
Abraços.
LRCarchedi

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 4 meses atrás #405 por Raphael Pintao
Luiz, tudo bem?

Já vi alguns demos do Solergo, mas nunca trabalhamos com ele. É um software italiano.
Funcionalmente parece bem interessante, mas não sei dizer sobre a precisão, cálculos, etc. Também seria importante ver que base de dados usa.

De sistemas mais robustos, o que já utilizei é o PVsyst, que é o mlehor de todos (pelo menos a fama é essa e os bancos concordam...), mas no Brasil os dados deles são bem furados, como tem poucos dados, ele utiliza de uma cidade mais próxima e já vi distorções enormes, como dizer que Sorocaba tem 3,9 HSP...
De toda forma, dá pra comprar alguma outra base de dados validada por eles. Uma que já vi e gosto, que eles validaram, é do GIS (não confundir com GIZ).

Esses softwares são caros, eu no seu lugar provavelmente compraria o PVsyst, se for pra escolher com uma diferença de preço pequena.

Na verdade, depende muito do uso que pretende fazer.
Estes softwares geralmente são usados quando há um banco por trás financiando, e que exige algum software como garantia de que o projetista não vai "forçar" a barra pra fechar os números. Se seus clientes não tem este tipo de exigência, basta você fazer um estudo realista ou conservador e o cliente ficará feliz.
Se tiver dificuldade para saber a compatibilidade dos inversores com os módulos, vc pode usar os softwares dos próprios fabricantes do inversor, não tem erro!! (pelo menos quanto à compatibilidade...)

Nós, por exemplo, preferimos ser conservadores e surpreender o cliente positivamente, no cenário atual dificilmente alguém vai decidir a comprar devido a uma produção estimada 3 ou 5% maior...

Espero ter ajudado!

PS: já instalaram o sistema por aí?

abs
The following user(s) said Thank You: luiz roberto carchedi

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • luiz roberto carchedi
  • Avatar de luiz roberto carchedi Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 4 meses atrás #409 por luiz roberto carchedi
Bom dia Raphael.
Ajudou sim, muito obrigado.
Eu comecei fazendo o dimensionamento pelo site da SMA. Agora, quando fui colocar o inversor Sunnyboy 5000, o software deles não tinha essa opção. Só havia 4 opções de inversores de menor capacidade.
Será que estou fazendo algo errado?
Quanto ao nosso sistema espero colocá-lo instalado e operando até meados de dezembro.
Vou fotografando e te enviando para você acompanhar.
Mais uma vez obrigado.
luiz

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 4 meses atrás #410 por Raphael Pintao
Luiz,

Provavelmente este modelo não consta na lista de inversores homologados no Brasil ou você escolheu a tensão errada (ou diferente do cadastro).

Escolha 220/380 e não 127/220.
Se não resolver, vá na aba de dimensionamento das strings, entre nas sugestões e altere as categorias possíveis, de acordo com o modelo que está considerando.

Deve resolver, depois me conte!

abraço e aguardo pelas fotos!!
The following user(s) said Thank You: luiz roberto carchedi

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • luiz roberto carchedi
  • Avatar de luiz roberto carchedi Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 4 meses atrás #414 por luiz roberto carchedi
Boa tarde Raphael.
Mais uma vez te agradeço a ajuda.
Seguimos suas sugestões e conseguimos inserir o inversor Sunny Boy SB5000TL e dimensionar todo o resto.
Minha nova questão é a seguinte:
A tensão de entrada inicial do inversor é 150V e dos módulos é de 30,4V cada um. Meu arranjo é de 20 painéis. Nesse caso, eu teria que ligar 4 módulos em série e os demais em paralelo, para atingir a tensão de entrada?
No meu "mundo ideal" eu desejava ligar todos os módulos em paralelo, para manter a tensão de entrada baixa, para maior segurança e prevenir perdas por sombreamento, mas nesse caso eu não atingiria a tensão mínima de entrada que é 125V, segundo o manual técnico do inversor (Sunny Boy 5000TL-21).
Desde já obrigado pela atenção.
Abraços

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 4 meses atrás #415 por Raphael Pintao
Luiz, boa tarde!

Que bom que deu certo, esse cadastro da SMA as vezes é meio confuso, acho que era a questão do certificado para Brasil que não estava liberando.

Bem, neste inversor, você não tem opção de fazer paralelo, porque a corrente máxima é de 15A. Dois painéis farão mais de 15, podendo até funcionar, mas com perdas ou até problemas. Não recomendo.

O que terá que fazer são 2 strings, cada uma ligada em um MPPT. Essas strings não precisam ser iguais, mas sugiro fazer 2x 10 se não tiver problemas para instalar e posicionar os painéis. Se tiver problemas, vc pode fazer series entre 6 e 17 painéis, por exemplo 1x8 e 1x12 = 20.

Fora esse limite de corrente, no geral também não é interessante trabalhar no limite, especialmente no inferior, para tensão. No Brasil faz muito calor e a tensão cai um pouco, podendo desligar o equipamento. Além disso, ele provavelmente terá uma eficiência um pouco maior com tensão mais alta.

É isso aí,

Grande abraço!
The following user(s) said Thank You: luiz roberto carchedi

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.099 segundos
Powered by Fórum Kunena