Instalação de Inversor Monofásico 220V em um sistema de rede Trifásico 220V, sendo 3 fases 127V e um Neutro

Mais
9 anos 1 mês atrás #484 por Marco
Olá, boa noite.

Estou dimensionando um sistema fotovoltaico com um total de 4260W. Claro que o inversor que vou usar, é monofásico 220V, mas a rede onde vou conectá-lo é trifásica 220V, sendo 3 fases 127V e um neutro (distribuidora COPEL). Estou com muitas dúvidas em como fazer essa conexão sem usar um autotransformador, para não ter que investir mais. Sei que tem como fazer a instalação monofásica na rede trifásica. Como funciona isso? Alguém já me falou que tem que conectá-los entre fase-fase. Como é isso? Poderiam me mostrar algum esquema? Se puderem me ajudar serei muito grato!

Atenciosamente

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 1 mês atrás #489 por Marco
Ninguém para me ajudar?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 1 mês atrás #490 por Raphael Pintao
Marco, tudo bem?

É isso mesmo que te explicaram, vc vai ligar Fase-Fase, desde que somem os mesmos 220V (que é o caso)

A única coisa é que tem que verificar se o seu inversor permite fazer isso. Se ele tiver transformador, certamente não terá problemas, devido ao isolamento galvânico ele vai ler apenas a diferença de 220V.

No entanto, se for TL (transformerless), ele precisar ter esta funcionalidade prevista. Muita gente já trouxe inversores TL da SMA para o Brasil e na hora de ligar teve este problemas. Atualmente, na linha mais nova da SMA, todos permitem fazer isso (mas requer que vc indique isso, configurando o inversor).
Se forem os inversores da Fronius tb não vai ter problema.

bem, vc vai ligar então o L em um fase o N em outra fase (L-N)com (L-L)
Apenas confirme com o fornecedor ou fabricante se tem esta possibilidade.

Veja pelo esquema abaixo.



Abraço,
Raphael
Anexos:
The following user(s) said Thank You: Roberto Janneu

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 1 mês atrás - 9 anos 1 mês atrás #493 por Marco
Rafael, boa noite.

O inversor que vou usar é um fronius ig plus 50 V1. Nos dados gerais em conceito de inversor, diz transformador af. Isso indica que seria possível fazer essa ligação?

Muito Obrigado pela ajuda!!

GRande Abraço!
Última Edição: 9 anos 1 mês atrás por Marco.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.164 segundos
Powered by Fórum Kunena