qual bitola de fio usar para luminária de led 5w

  • ronald
  • Avatar de ronald Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
  • eficiencia em primeiro lugar
Mais
8 anos 9 meses atrás #680 por ronald
Bom ,galera sou novo aki rsr . estou com uma duvida
bem estou montando um sistema bem simples, ja tenho aki comigo um painel de 255w um controlador de carga de 40A mppt (comprei esse porq no futuro pretendo colocar mais um painel de 255W) uma bateria estacionaria freedom de 115Ah e um inversor 12v para 110v de 450W ( pretendo comprar outro no futuro com onda pura).
então na verdade estou montando esse sistema para manter uma tv de 90W + um vídeo game ps4 de 190W ligando por 3 horas ao dia isso da (90+190)X3= 840w dia certo ?
então percebi q com esse sistema q montei esta trabalhando com folga , dai pensei em acrescentar iluminação no meu sistema . vou colocar 10 lampadas de led de 5w ligada 2 horas ao dia .
:) :) :) depois dessa historia toda vem a minha real duvida , qual tipo de bitola de fio usar para lampadas de led 5w ligado no inversor 12v para 110v . e outra e mais vantagem ligar as lampadas direto no inversor ou compro aquelas lampadas de led 12v 5w e ligo direto no controlador de carga . só lembrando q o meu inversor e de 450w .
considerando tudo ligado por uma hora ,tv 90w ps4 190w 10 lampadas led 5w ( tudo da 330W em 1H )
desculpa por tanta enrolação ,mas aparentemente esse sistema esta certo ne ?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ronald
  • Avatar de ronald Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
  • eficiencia em primeiro lugar
Mais
8 anos 9 meses atrás #681 por ronald
outra duvida aki referente a bateria , tenho q comprar bateria 12v com a mesma amperagem para s ligada em paralelo ou pode ser d qualquer amperagem ? teoricamente em paralelo a amperagem só vai s somar ne ?
estou perguntando porq um amigo m falou q só posso comprar bateria com a msma tensão e amperagem para fazer banco d bateria . essa informação precede ?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 9 meses atrás - 8 anos 9 meses atrás #686 por Deny
Ronald boa tarde , respondendo as suas perguntas:

1 - estou montando esse sistema para manter uma tv de 90W + um vídeo game ps4 de 190W ligando por 3 horas ao dia isso da (90+190)X3= 840w dia certo ?

O raciocínio está correto

2 - qual tipo de bitola de fio usar para lampadas de led 5w ligado no inversor 12v para 110v ?

Segundo a norma a bitola padrão para iluminação é de 1.5 mm²

3- outra e mais vantagem ligar as lampadas direto no inversor ou compro aquelas lampadas de led 12v 5w e ligo direto no controlador de carga ?


A vantagem de não usar o inversor para ligar as suas lâmpadas é que a potência consumida pelas mesmas, não será somada a potência de uso do inversor, dando uma folga.
Agora em relação em fazer a ligação pelo inversor ou pelo controlador Eu "IMHO" , levaria em conta o que seria mais acessível lâmpadas leds de 12V ou 110V - outra vantagem de usar as lâmpadas ligadas diretamente no controlador de carga é que alguns deles tem temporizador, e devido a sua característica ele dispensa dispositivos de fotocélula


4 - tenho q comprar bateria 12v com a mesma amperagem para s ligada em paralelo ou pode ser d qualquer amperagem ?
Sim , sempre faça a ligação das baterias idênticas.

5 - teoricamente em paralelo a amperagem só vai s somar ne ?

Sim , ligação em paralelo mantêm a tensão e soma-se a amperagem do conjunto.

6 - um amigo m falou q só posso comprar bateria com a msma tensão e amperagem para fazer banco d bateria . essa informação precede ?

Sim , A tensão das baterias é 12V por padrão , para mudar essa tensão deve-se fazer ligação em série. E sempre usar baterias com amperagem iguais, consoantes colocação do seu amigo. E recomendo o mesmo fabricante.




Abs.


Deny
Última Edição: 8 anos 9 meses atrás por Deny.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.134 segundos
Powered by Fórum Kunena