Distribuição dos painéis em telhado não voltado para o norte

  • Ênio Carvalho
  • Avatar de Ênio Carvalho Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 9 meses atrás #693 por Ênio Carvalho
Caros amigos, estou começando a trabalhar com energia solar e fazendo um estudo de dimensionamento da minha primeira unidade de GD, q no caso é na minha própria casa.
Gostaria de saber dos colegas mais experientes: se não tenho nenhuma água do telhado voltada para o norte, mas apenas para noroeste e sudeste, quais as minhas melhores opções?
1) Devo colocar todos os painéis na água voltada para o noroeste, ou distribuir entre as duas? Em caso de serem distribuídos, seria em qual proporção?
2) Qual é a perda de produtividade desse sistema, em relação a outro totalmente voltado para o norte verdadeiro?
3) Como estou em 15'S, a recomendação seria 15 de inclinação para os painéis. Essa recomendação se mantém no caso de não estarem apontados para o norte?
4) Vale a pena investir em uma estrutura para obter um ângulo de inclinação diferente do ângulo do telhado?
5) Alguém conhece algum estudo sobre as perdas referentes a orientação e angulação diferentes das ideais?

Desculpe o bombardeio de perguntas, mas é só o começo. Tenho um zilhão de dúvidas ainda. Podem investir em mim q qdo estiver fera prometo ajudar os novatos. Obrigado desde já.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 8 meses atrás #704 por Glaucio Batista
Ênio e bom tê-lo conosco,

Quanto a sua pergunta, a resposta é esqueça. NO é ruim, SO nem se fala, terá um rendimento frustrante! :whistle:
Seu quarto questionamento, a resposta responde o segundo e o terceiro, ou seja, vale a pena sim, estes suportes não só lhe permitirão o ângulo correto, mas também, a questão do azimute, além disso permitem ajustes para cada época do ano.