Distribuição dos painéis em telhado não voltado para o norte

  • Ênio Carvalho
  • Avatar de Ênio Carvalho Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 9 meses atrás #693 por Ênio Carvalho
Caros amigos, estou começando a trabalhar com energia solar e fazendo um estudo de dimensionamento da minha primeira unidade de GD, q no caso é na minha própria casa.
Gostaria de saber dos colegas mais experientes: se não tenho nenhuma água do telhado voltada para o norte, mas apenas para noroeste e sudeste, quais as minhas melhores opções?
1) Devo colocar todos os painéis na água voltada para o noroeste, ou distribuir entre as duas? Em caso de serem distribuídos, seria em qual proporção?
2) Qual é a perda de produtividade desse sistema, em relação a outro totalmente voltado para o norte verdadeiro?
3) Como estou em 15'S, a recomendação seria 15 de inclinação para os painéis. Essa recomendação se mantém no caso de não estarem apontados para o norte?
4) Vale a pena investir em uma estrutura para obter um ângulo de inclinação diferente do ângulo do telhado?
5) Alguém conhece algum estudo sobre as perdas referentes a orientação e angulação diferentes das ideais?

Desculpe o bombardeio de perguntas, mas é só o começo. Tenho um zilhão de dúvidas ainda. Podem investir em mim q qdo estiver fera prometo ajudar os novatos. Obrigado desde já.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 8 meses atrás #704 por Glaucio Batista
Ênio e bom tê-lo conosco,

Quanto a sua pergunta, a resposta é esqueça. NO é ruim, SO nem se fala, terá um rendimento frustrante! :whistle:
Seu quarto questionamento, a resposta responde o segundo e o terceiro, ou seja, vale a pena sim, estes suportes não só lhe permitirão o ângulo correto, mas também, a questão do azimute, além disso permitem ajustes para cada época do ano.

Acaso precisar é só dar um alô, boa sorte
The following user(s) said Thank You: Ana, Sergio Souza de Castro, Antonio Santos

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 8 meses atrás - 8 anos 8 meses atrás #705 por Ana
Ênio bem vindo ao fórum!

Glaucio obrigado por mais uma contribuição.

Como o Glaucio mencionou no post anterior há perdas quando os painéis não estão voltados para norte geográfico, mas às vezes nos surpreendemos com essa perda, pois pode ser menor do que imaginamos. Estou anexando uma imagem retirada do livro Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica que mostra as perdas com relação à orientação e à inclinação em duas capitais do Brasil. Um das Capitais fica próximo à linha do equador enquanto a outra fica mais ao sul.

Como você tem como opção somente o noroeste e sudeste a melhor escolha é o noroeste, pois a perda será menor. Não divida os painéis em águas com orientações diferentes, pois você precisará de um inversor com 2 MPPT's se você fizer isso (um MPPT para cada orientação).

Espero ter ajudado.

Abs

Anexos:
Última Edição: 8 anos 8 meses atrás por Ana.
The following user(s) said Thank You: Sergio Souza de Castro

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.151 segundos
Powered by Fórum Kunena