Inversor monofásico em rede trifásica

  • Daniel
  • Avatar de Daniel Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás - 8 anos 7 meses atrás #741 por Daniel
Oi, boa tarde.

Queria solucionar uma dúvida. Se temos um inversor monofásico (5kW) e temos que conectar a uma rede trifásica, em qual fase é melhor colocar o inversor monofásico?? na fase com menos carga para equilibrar as fases, ou na fase de maior cargar, já que é a que tem maior consumo e injetamos diretamente em essas cargas.

Atenciosamente,
Daniel
Última Edição: 8 anos 7 meses atrás por Daniel.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás #746 por Raphael Pintao
Daniel,

Do ponto de vista de medição, é indiferente pois os medidores sempre medem a soma das fases. Se tiver uma fase só entrando e outra só saindo, se passar a mesma energia, o medidor vai computar zero.

Tecnicamente, até 10kW, você pode colocar em qualquer fase. Mesmo que 100% da energia seja injetada na rede, os cabos já estão dimensionados para essa potência ou até mais.

Se quiser "ajudar" a balancear a rede escolha a fase com maior carga instalada (preferencialmente as de uso diurno), assim a energia gerada será consumida diretamente sem precisar vir da rede ou ser injetada na rede.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Daniel
  • Avatar de Daniel Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás #747 por Daniel
Obrigado pela resposta Raphael.

Mas o que eu quero saber é, se estou gerando energia em uma fase (por exemplo na fase "R") e no instante só estou consumindo energia em outra fase (por exemplo na fase "S"), se essa energia gerada na fase "R" é aproveitado no mesmo instante para abater o consumo da fase "S" ou se é diretamente injetada na rede da concessionária. Já que o que pretendo é utilizar a geração para abater o consumo no momento e não gerar créditos.

Atenciosamente.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Daniel
  • Avatar de Daniel Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 7 meses atrás #748 por Daniel
Obrigado pela resposta Raphael.

Mas o que eu quero saber é, se estou gerando energia em uma fase (por exemplo na fase "R") e no instante só estou consumindo energia em outra fase (por exemplo na fase "S"), se essa energia gerada na fase "R" é aproveitado no mesmo instante para abater o consumo da fase "S" ou se é diretamente injetada na rede da concessionária. Já que o que pretendo é utilizar a geração para abater o consumo no momento e não gerar créditos.

Atenciosamente.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 7 meses atrás #754 por Raphael Pintao
Daniel,

Não tem como a energia passar de uma fase para a outra. Fisicamente, se você injetar em uma e consumir na outra, vai acontecer exatamente isso, injetar em uma e consumir na outra, ou seja, a energia vai em sentidos diferentes nas duas fases. Em termos de medição, isso é indiferente pois no Brasil a medição é feita na soma das fases.

abs
The following user(s) said Thank You: Marcos Tadeu

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 6 meses atrás #816 por Danilo Paschoini
Boa tarde, aproveitando este tópico. Em uma situação como está, como ficaria a ligação dos DPS? Ligaria somente nas duas fases de saída AC do inversor ou nas três fases na entrada do Quadro de distribuição?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.147 segundos
Powered by Fórum Kunena