DPS CC PARA PROTEGER INVERSOR EM REDE TNC-S

  • Daniel
  • Avatar de Daniel Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 3 meses atrás #878 por Daniel
Prezados, tenho uma dúvida que gostaria resolver, na concessionária de Pernambuco (CELPE) o sistema de aterramento da rede elétrica é TNC-S, no que o neutro da rede é aterrado no padrão de entrada. As minhas dúvidas são:

- Se conetamos o sistema de aterramento do sistema fotovoltaico a uma haste/s independentes do aterramento do cliente, o DPS AC que protege ao inversor (classe 2) deve estar ligado também no neutro ou só nas fases.

-Se conetamos o sistema de aterramento do sistema fotovoltaico ao sistema de aterramento existente do cliente,o DPS AC que protege ao inversor (classe 2) deve estar ligado também no neutro ou só nas fases.

Atenciosamente.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
8 anos 3 meses atrás #879 por Deny
Olá Daniel,

O sistema de aterramento TNC ele tem o que chamamos de aterramento funcional (NEUTRO aterrado na entrada ),caso você tenha o sistema TNC-S , o neutro tem função de Proteção NBR5410 -6.4.7, nesse caso o cabo NEUTRO+TERRA (PEN) segue até o momento que segue a separação de cada, função.

O que implica nesse tipo de ligação o seccionamento das funções é feita através de IDR geral, caso já esteja assim, você deve tem um barramento TERRA disponível dentro desse circuito , segundo a norma você deve ligar todos aterramento dentro do circuito em um BARRAMENTO de terra comum chamado de BEP - para que os sistemas estejam equipotencializados, para que não haja diferença de potencial entre as ligações. NBR 5410 - 6.4.2.1.2

Respondendo sua pergunta o aterramento solar do cliente dever ter seu aterramento independente com sua hastes/DPS CC Classe 1 de preferência), pois é entrada de energia, e esse ligado ao seu barramento terra para esse circuito, seguindo o que disse acima você deve equipotencializar com o BEP que pode ser na entrada da concessionária ou no QDL.

OBS: para ligação de equipotencialização no mínimo cabo de 6mm2 - NBR 5410 6.4.4.1.1

Espero ter ajudado , abraço


Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.120 segundos
Powered by Fórum Kunena