Componentes necessários para stringbox DC

  • Marcos Freitas
  • Avatar de Marcos Freitas Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 2 meses atrás #2275 por Marcos Freitas
Boa noite a todos. Quais são os componentes obrigatórios para serem usados em na sessão DC da stringbox. Vejo vídeos com pessoas usando fusíveis, disjuntores DC, DPS. Estou com dúvida porque adquiri um inversor da Growatt (homologado) e no manual diz que não devo usar DPS na parte DC, apenas a carcaça dos painéis deve ser aterrada. Minha dúvida é: posso utilizar apenas um disjuntor DC entre os painéis e o inversor? Todos o videos que vi de instalações tinha sempre um DPS na parte DC...
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 2 meses atrás #2283 por Bruno Palos
Olá Marcos,

A norma brasileira para instalação de sistemas fotovoltaicos ainda não foi publicada, porém geralmente as empresas de solar fotovoltaico seguem as normas internacionais para o assunto, que são as normas referências para a elaboração da norma nacional.

De acordo com essas normas, é necessário instalar um dispositivo de proteção contra surtos de tensão CC (DPS) e um dispositivo de seccionamento CC para cada string de painéis (lado cc - corrente contínua). Portanto é necessário que haja DPS do lado CC, e dependendo da distância entre o inversor e os módulos, essa proteção deve ser dobrada, ficando um DPS próximo aos módulos, e outro próximo ao inversor.

Sobre o dispositivo de seccionameto, para strings únicas, ou duas string em paralelo, não é necessário que haja uma interrupção de sobre corrente, ou curto circuito, até porque, por características de funcionamento dos módulos, raramente ocorrerá esses aumentos de corrente nessas configurações. Portanto, é necessária apenas uma chave seccionadora CC para interromper o circuito CC, para desligar o sistema ou para manutenções. Pode ser usado o disjuntor CC, que tem a função de seccionar o circuito, porém, disjuntores em corrente contínua para aplicações fotovoltaicas costumam ter um custo elevado.

Sobre a dúvida apontada do manual do inversor, ele diz que não se deve aterrar os pólos dos módulos (positivo ou negativo), apenas a carcaça deles, por características construtivas do equipamento. Essa prática é comum para sistemas isolados

Espero ter ajudado.

Abraço

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.134 segundos
Powered by Fórum Kunena