A tensão da minha bateria cai muito rápido mesmo com pouca carga

  • Higor Lima
  • Avatar de Higor Lima Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 8 meses atrás #2718 por Higor Lima
Tenho um sistema Off-grid em meu motorhome.
-02 placas 275Wp em paralelo
- Controlador Epever MPPT Triton 3210N
- 01 bateria estacionária Freedon 240Ah
(Todos novos)

Quando instalei, utilizava frigobar, luzes, etc até tarde da noite sem problemas. (As cargas somadas nunca passam de 10A)

Após 2 meses de uso constante, a bateria deixa a tensão cair logo que o sol desaparece. Com isso o controlador desliga automaticamente aos 11V da bateria.

No outro dia, com sol pleno, o controlador marca bateria cheia e não carrega nem 1A, como se a bateria estivesse cheia.

No início, quando instalei, logo de manhã o controlador chegava a carregar 20A.

Não mudei nada no setup. Já desliguei tudo do controlador e religuei e não resolveu.

Existe algum reset nesse controlador? Será que pode ajudar?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 8 meses atrás #2719 por Raphael Pintao
Bom dia Higor, tudo bem?

Aparentemente a bateria não é suficiente e por isso sua vida util foi encurtada, por isso não "segura" mais carga nenhuma.
Não posso afirmar isso com toda certeza sem saber mais sobre o uso, instalação, etc. mas alguns pontos me indicam isso:
- 1 bateria de 240Ah é muito pouco para 2 painéis de 275 com MPPT ( a menos que os painéis esejam propositalmente superdimensionados)
- A bateria atinge rapidamente os 11V, mais um indício de mal balanceamento/dimensionamento
- O fato de a bateria atingir seguidamente essa tensão, também resultaria em danificar e prejudicar a vida util da bateria.
- 1 Bateria de 240Ah me parece pouco para a frigobar +_ outras cargas.
Ex:
- a descarga média deveria ser em torno de 20% do total, 20% x 240 = 48Ah/dia (12V)
- Um frigobar de 100W, funcionando 8h por dia já consumiria mais que isso... (100W x8h = 800Wh -- / 12V = 66Ah (12v)

A solução seria dimensionar o sistema e ver se está tudo adequado ou se precisa mudar mais alguma coisa.

Sugiro que ligue na Neosolar e peça ajuda para algum de nossos consultores. Você pode mensionar esse post para ajudá-los.

abs
Raphael
The following user(s) said Thank You: JOSÉ SINÉSIO DE OLIVEIRA SANTOS

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • JOSÉ SINÉSIO DE OLIVEIRA SANTOS
  • Avatar de JOSÉ SINÉSIO DE OLIVEIRA SANTOS
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 anos 1 mês atrás #3053 por JOSÉ SINÉSIO DE OLIVEIRA SANTOS
Bom dia.
Sei que o post é antigo, mas estou com um problema bastante parecido.
Meu sistema off-grid tem 2 painéis de 150w em paralelo, controlador MPPT EPEVER de 30A, 1 bateria de 115mAH e inversor de 1600w de onda pura.
Já usei TV pequena e mais lâmpadas por um bom período sem problemas.
Atualmente, como já tenho rede de energia ligada na chácara, utilizo apenas para 4 lâmpadas LED de 12w.
De uns 15 dias para cá, a bateria não suporta mais do que umas 4 horas e cai, desligando o sistema.
Mesmo quando desligo as lâmpadas, parece que só o inversor já esgota a bateria!
Durante o dia, com sol ou sem, a bateria atinge rapidamente 100% de carga.
Já verifiquei pelo aplicatio EPEVER SOLAR STATION MONITOR V1.95 e parece tudo normal.
Tenho um controlador MPW, potêncianominal de 30A. Algum risco se fizer um teste?
Além disso, a bateria é estacionária e está na garantia de dois anos. É correto acionar essa garantia?
Obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
2 anos 1 mês atrás #3054 por Raphael Pintao
Bom dia José,
Uma vez que funcionava bem e agora não segura a carga, é muito provável que a bateria já não está boa.
O fato de chegar em 100% de carga (ou uma tensão equivalente a isso), não significa que a bateria ainda está boa. O que acontece é exatamente o que vc relata. ela parece carregar mas depois não "segura" a carga.
O motivo para isso é dificil de ser determinado. Provavelmente houve algum tipo de "abuso" com descargas muito profundas ( o mais provável) ou muito tempo sem carregar, por exemplo.
Se for um defeito de fabricação você pode acionar a garantia, mas é bem pouco provável nesse caso. Geralmente o problema já ocorre logo de cara quando é fabricação. Além disso seria dificil comprovar para o fabricante que não aconteceram descargas profundas até agora. (a menos que tivesse algum sistema mais sofisticado de registro).

Sobre o PWM você pode fazer o teste sem problema, ele deve ser compatível com os painéis em paralelo.
Em tese é uma condição pior do que a atual, com um controlador MPPT, então deve piorar a situação.
Aparentemente o controlador atual está funcionando bem, senão não carregaria a bateria.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.191 segundos
Powered by Fórum Kunena