Dois controladores de carga em série ou paralelo

  • Raphael Pintao
  • Avatar de Raphael Pintao Autor do Tópico
  • Offline
  • Administrador
  • Administrador
Mais
3 anos 11 meses atrás #2834 por Raphael Pintao
Bruno, tudo bem?

Pela sua pergunta entendi que você quer colocar os controladores de carga para energia solar em paralelo, e não em série, correto?
Não é possível ligar os controladores de carga em série, mas é possível ligar em paralelo.
Para ligar 2 controladores de carga em paralelo você deve conectá-los diretamente ao banco de baterias, que nesse caso seria um único banco.
O ideal é sempre usar 1 controlador e não mútiplos, quando isso for possível. Mas ligar em paralelo funciona também.
Quando liga os controladores em paralelo também seria ideal usar controladores identicos, pois assim garante que funcionam de forma muito similar. Também seria o ideal balancear a potência dos painéis solares em cada um dos controladores, para ajudar na equalização das baterias.
Mas como sabemos que o mundo real nem sempre é o ideal, você poderia sim usar da forma como propôs.

Se for um banco de baterias pequeno não faz muita diferença, mas em um banco grande procure conectar sempre da forma que a energia "faça o maior trajeto". Ou seja, ligue o positivo em um lado e o negativo do outro.
Se forem 2 controladores ou mais, vá adicionando "de fora para dentro" e cruzando. Ou seja, o 1o controlador pega o positivo de um lado e o negativo do outro, o segundo pega as próximas baterias e troca o negativo e positivo.. Ao final conecta o inversor ou cargas, seguindo a mesma lógica.
Isso ajuda a não desequilibrar muito a carga e descarga.

Se vc conecta o controlador de um lado e a carga do outro há uma tendencia de favorecer a bateria inicial que recebe carga e prejudicar aquela ultima de onde recolhe a carga.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.100 segundos
Powered by Fórum Kunena