Bateria com falsa carga

  • Josenilson Ferreira
  • Avatar de Josenilson Ferreira Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 anos 7 meses atrás - 2 anos 7 meses atrás #3003 por Josenilson Ferreira
Pessoal sou um entusiasta nesse mundo solar montei meu proprio em casa bem simples para começar
so para alimentar alguns dispositivos, porem a minha bateria mostra carregada 100% entra em flutuação mas assim que acaba luz solar ou desligo o disjuntor do modulo solar
a porcentagem da bateria começa a cair drasticamente as bateria são novas nem 3 meses de uso da freedom, gostaria de uma ajudar de alguém que ja passou por isso é pouco o material
que se acha sobre o assunto, mandei os dados abaixo do meu projeto quem puder ajudar fico agradecido.

Painel 340Wp
Controlador Epever Triron 2210n
cabo até o painel 3 metros
disjuntor bipolar de 15A do painel para controlador
do controlador para bateria direto sem disjuntor
2 baterias 40Ah em serie 24v
1 inversor 110v 1000w.
cabos utilizado 6mm em todas a ligaçoes
oBs sei que o da bateria para o inversor tem ser mis grosso mas nao coloquei pois a potencia que uso é baixa
consumo medio de 300w
Última Edição: 2 anos 7 meses atrás por Josenilson Ferreira.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
2 anos 7 meses atrás #3004 por Raphael Pintao
Jonesilson, bom dia.

De bater o olho parece que é pouca bateria e isso pode já ter estragado elas.
Geralmente para 340Wp, daria algo acoma de 300Ah de baterias e vc tem só 80
Se usa pouca bateria a profundidade de descarga fica muito grande e estraga ela.
Pra ter certeza teria que vero seu consumo. Vc fala 300w mas não diz por quantas horas por dia.

Uma vez prejudicada, esse comportamento da bateria é o esperado mesmo. Ela até vai parecer ter pego carga, porque aumenta a tensão, porém s equipamentos vai cair bem rápido.
Existem testadores de bateria, pra verificar isso, mas tb não são totalmente garantidos.
The following user(s) said Thank You: Josenilson Ferreira

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Josenilson Ferreira
  • Avatar de Josenilson Ferreira Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 anos 7 meses atrás #3005 por Josenilson Ferreira
Oi Raphael obrigado pela atenção fico agradecido , porém ressalto que esse meu projeto ainda é experimental nao foi colocado equipamento para consumir constante tipo liguei e ja vi que houve queda rápida do banco consumo de descarga em torno 2Ah em media as bateria carregam e entram em modo flutuação curioso vi vídeos que falaram que seria falta de painéis suficiente aqui em São Paulo a media irradiação é de 6h mas o painel esta bem posicionado não chega indicar acima 120w de geração o painel é da Resun o conector que liga ao painel cheguei até a usar estanho para ter um bom contato na leitura do controlador indica tensão vindo dos painéis de 40 a 41v quando em boas condições de tempo não imagino o que possa ser quando liguei pela primeira vez usei as configurações default para esse tipo de bateria .

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Josenilson Ferreira
  • Avatar de Josenilson Ferreira Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 anos 7 meses atrás #3006 por Josenilson Ferreira
Ah outro teste que fiz foi carregar as bateria individuais com carregador de carga lenta e depois testar a descarga durou bastante as bateria o que descartei ser um problema nas baterias.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
2 anos 7 meses atrás #3007 por Raphael Pintao
que bom que o problema não é nas baterias!!

6 hsp é muito pra são paulo, mesmo no verão.
pra offgrid, eu consideria 4h (média do pior mês)

Ainda assim, 120w parece pouco em uma medida instantânea. (a menos que feito em um horário menos favorável)
Tente repetir o teste proximo das 12h em um dia bem ensolarado e painel bem posicionado. Deveria dar bem mais alto que 120w

Qualquer coisa sugiro procurar algun instalador experiênte em off-grid pra te dar uma ajuda também

abs!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Josenilson Ferreira
  • Avatar de Josenilson Ferreira Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 anos 7 meses atrás #3008 por Josenilson Ferreira
ok vou fazer os testes posto resultado , obrigado

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.156 segundos
Powered by Fórum Kunena