Inversor Desligando

  • Juliano Sousa
  • Avatar de Juliano Sousa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 9 meses atrás - 9 anos 9 meses atrás #317 por Juliano Sousa
Olá, Gostaria de solicitar uma ajuda.

Tenho um sistema Off-grid em 12V dessa forma:

6 paineis de 130w ligados em paralelo
1 controlador de cargar xantrex 60a
4 baterias freedom de 240ah cada, ligadas em paralelo
1 inversor unitrom 1000W 12v->110v

Especificação dos cabos:
Painel ->controlar: 6mm
Baterias em paralelo: 16mm
Controlador->Bateria: 16mm
Inversor->Bateria: próprio cabo do fabricante do inversor é bitola 6AWG não sei em "mm"

O sistema está funcionado perfeitamente quando ligo TV, Computador, Celular, Furadeira. Mas quando ligo um freezer ou uma geladeira o inversor desliga.

Agradeço pela ajuda.
Última Edição: 9 anos 9 meses atrás por Juliano Sousa.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 9 meses atrás #318 por Raphael Pintao
Juliano,

Este tema é um pouco controverso...
O problema é mesmo no inversor, que não está suportando a potencia de pico do sistema (como um todo, mas principalmente devido ao compressor).

Precisaria ter certeza da corrente de partida do freezer e outros equipamentos que possam ser ligados juntos. A potencia de surto deste inversor, pelo menos em teoria, é de 2000W (se não me engano), então a potencia teria que ser menor que isso.

Se o freezer for de 300W, por exemplo, não suportaria pois consideramos algo em torno de 8 ou 10x como pico de partida, então 300x10 chegaria a 3000W, só o freezer.

Bem, porque é controverso então?
Porque já vi alguns casos de cliente nossos (3 casos pra ser mais especifico), onde mesmo respeitando estas contas, o inversor não funcionou. O favricante (unitron) alega que deveria ser senoidal pura, mas não há nada que indique isso, na minha opinião. O motor do freezer funciona em regime constante e também não tem timer ou outras características que indiquem problemas. Em geladeiras com disjuntor térmico, o problema seria mais provável, pois ele pode aquecer um pouco mais que o normal.

Dito isto, na minha opinião é uma desculpa do fabricante, para não assumir o problema real (que o inversor não suporta todo aquele surto indicado). Em um dos casos que citei, trocamos por outro do mesmo modelo só que mais potente e o sistema funcionou normalmente, indicando que não tem relação com a onda senoidal pura...

No seu lugar eu testaria um inversor de maior potencia, mas como isso pode ser complicado, talvez a opção seja trocar de marca ou usar um senoide pura deles.

De novo, é controverso pois acontece poucas vezes e a diferença de preço é grande. Na Neosolar indicamos onda modificada, mas sempre com mais potência do que o usual, por experiência. Quando tivemos problemas, trocamos para o cliente sem custos.

abs
The following user(s) said Thank You: Juliano Sousa

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Juliano Sousa
  • Avatar de Juliano Sousa Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 9 meses atrás #320 por Juliano Sousa
Gratidão pela resposta. Sim a potência de surto é de 2000w, mas só o fato de ligar somente a geladeira o mesmo já desliga. Nem liguei o freezer e a geladeira juntos.

Até mandei uma mensagem pro suporte deles e me perguntaram sobre o meu sistema e etc mandei pra eles e não obtive mais resposta. Parece que não quiseram assumir o problema que é deles.

Então vamos lá, eu preciso de um inversor senoidal pura entre 1500-2000w? Ou posso usar um de onda modificada de 1500w. Qual você recomendaria?

Obrigado pela ajuda.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 8 meses atrás #327 por Raphael Pintao
Juliano,

Eu tentaria com 1500W modificada, pela diferença de preço.
Entre em contato como nosso time e vão lhe ajudar a escolher um inversor.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • André Luiz Rodrigues Moreira
  • Avatar de André Luiz Rodrigues Moreira
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 7 meses atrás #332 por André Luiz Rodrigues Moreira
Juliano, o uso de geladeiras e freezers convencionais em sistemas fotovolaticos off-grid não fica muito indicado, já realizei várias ligações de clientes utilizando refrigeradores e com o tempo de uso as baterias ficavam desgastas e perdiam sua capacidade de segurar carga ou seja, danificavam devido ao pico de partida dos compressores, que é muito alto, já a sua potencia nominal é baixa (90 Watts) mas o compressor funciona(parte) umas 4 a 5 vezes por hora o que faz a bateria "sentir" este pico e com o tempo ser danificada, estou dizendo com o tempo não é na hora nem em dias. Outra fato é o uso de um inversor de potencia mais elevada devido a este pico de partida e de preferencia de onda senoidal pura o que torna o valor do inversor mais alto do que os convencionais (dê preferencia a marcas mais conhecidas de inversores, este que voce está usando é uma boa marca)e existem outros bons, mas não comprem desconhecidos pois a potencia de pico na placa pode ser falsa. O que eu tenho e utilizo e deixo a dica para quem quizer utilizar refrigeradores e frezzers e comprar um de 12 Volts ( procure no mercado) não vou citar a marca mais as duas que conheço são boas, estes equipamentos são mais caros que os convencionais de 127/220Vots porém vc irá economizar no inversor e vai ganhar maior vida útil de suas baterias estácionárias.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • LUIS CARLOS FERREIRA ROLDAO
  • Avatar de LUIS CARLOS FERREIRA ROLDAO
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
8 anos 1 mês atrás #927 por LUIS CARLOS FERREIRA ROLDAO
Estou utilizando um inversor para ligar uma geladeira frost free pequena 160w. O inversor possui 1600w, acontece que ele liga a geladeira fica um pouco ligado e desliga. Medi e está fornecendo 240-250 (aqui é 220v) Vi que vc falou sobre disjuntor térmico da geladeira e estou com a seguinte dúvida: Seria este disjuntor o problema (posso tirar este disjuntor dela?). Se colocar um estabilizador, de uns 2000 seria útil talvez ela desliga devido a alta tensão?

Se poder me ajudar agradeço

Att. Luis Carlos

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.274 segundos
Powered by Fórum Kunena