Baterias

  • Deny
  • Avatar de Deny Autor do Tópico
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
Mais
9 anos 3 meses atrás #440 por Deny
Srs, bom dia estou começando nesse mundo de energia solar, já li muitas coisas, e muitas ficaram totalmente claras para mim, mas uma até esse momento tem me deixado com uma dúvida, já procurei e não encontrei a resposta, se tiver alguém que possa compartilhar, creio que seja a dúvida de outras pessoas.

A dúvida é sobre baterias, em um sistema Solar queria saber como é o processo de carregamento delas,


Um exemplo,

se tivesse usando, 2 placa de 240w 12v então teria 480w/h por 12v geraria uma corrente de 40Ah em 24V uma corrente de 20h.

Até aqui tudo bem, se tenho 5 horas de insolação meu 2 Painéis gerariam 2400W/d o que resulta em 12V = 200A ou 24v = 100A

A questão é, no total teria uma geração de 40Ah para 12v ou 20Ah para 24V, isso influencia na carga total das baterias em horas e totalidade Ah de amazenamento?

O que quero dizer , se usasse 12v as baterias carregarias mais rápidos? E precisaria de 40Ah* 5h = 200Ah - 2 baterias de 100Ah
Ou se usasse 24v as baterias carregariam mais lentamente pois a amperagem é menor , então precisaria 20Ah * 5h - 1 bateria apenas de 100Ah

Claro que não estou colocando as perdas usadas pelo controlador e o inversor , isso é apenas para entendimento do conceito.

Não sei se conseguir explicar minha dúvida,

Obrigado.

Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás #441 por Raphael Pintao
Boa tarde Deny,

Sua dúvida é mesmo de muitas pessoas! Mas a resposta não é muito complicada.
Na verdade, talvez fosse melhor falar em Wh e não Ah, mas como o mercado convencionou falar em Ah acaba gerando confusão.
Dizer que uma bateria tem 150Ah não quer dizer nada se não souber a tensão (V). Como em geral as baterias são de 12V, acabamos suprimindo esta informação.

Resumindo, se falar em Wh nunca vai ter problemas. Se falar em Ah, tem que verificar a tensão.