Baterias

  • Deny
  • Avatar de Deny Autor do Tópico
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
Mais
9 anos 3 meses atrás #440 por Deny
Srs, bom dia estou começando nesse mundo de energia solar, já li muitas coisas, e muitas ficaram totalmente claras para mim, mas uma até esse momento tem me deixado com uma dúvida, já procurei e não encontrei a resposta, se tiver alguém que possa compartilhar, creio que seja a dúvida de outras pessoas.

A dúvida é sobre baterias, em um sistema Solar queria saber como é o processo de carregamento delas,


Um exemplo,

se tivesse usando, 2 placa de 240w 12v então teria 480w/h por 12v geraria uma corrente de 40Ah em 24V uma corrente de 20h.

Até aqui tudo bem, se tenho 5 horas de insolação meu 2 Painéis gerariam 2400W/d o que resulta em 12V = 200A ou 24v = 100A

A questão é, no total teria uma geração de 40Ah para 12v ou 20Ah para 24V, isso influencia na carga total das baterias em horas e totalidade Ah de amazenamento?

O que quero dizer , se usasse 12v as baterias carregarias mais rápidos? E precisaria de 40Ah* 5h = 200Ah - 2 baterias de 100Ah
Ou se usasse 24v as baterias carregariam mais lentamente pois a amperagem é menor , então precisaria 20Ah * 5h - 1 bateria apenas de 100Ah

Claro que não estou colocando as perdas usadas pelo controlador e o inversor , isso é apenas para entendimento do conceito.

Não sei se conseguir explicar minha dúvida,

Obrigado.

Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás #441 por Raphael Pintao
Boa tarde Deny,

Sua dúvida é mesmo de muitas pessoas! Mas a resposta não é muito complicada.
Na verdade, talvez fosse melhor falar em Wh e não Ah, mas como o mercado convencionou falar em Ah acaba gerando confusão.
Dizer que uma bateria tem 150Ah não quer dizer nada se não souber a tensão (V). Como em geral as baterias são de 12V, acabamos suprimindo esta informação.

Resumindo, se falar em Wh nunca vai ter problemas. Se falar em Ah, tem que verificar a tensão.

No seu exemplo fica bem claro:
Se sua produção é 200Ah em 12V ou 100Ah em 24V, ambas são 2400Wh, independente da tensão.
A energia é a mesma nas duas configurações e o número de baterias necessárias também é o mesmo.

se vc produz 40Ah em 12v para abastecer 200Ah, isso leva o mesmo tempo que produzindo 20Ah em 24V para abastecer 100Ah, ou seja, 5h nos dois casos. 200/40 = 100/20 = 5h



Espero que não tenha confundido ainda mais!!

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Deny
  • Avatar de Deny Autor do Tópico
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
Mais
9 anos 3 meses atrás #442 por Deny
Raphael você é o cara!

Não complicou ficou muito claro, e vou até complementar a resposta.

Realmente, olhando pelo lado da Potência ficou, fácil.

A quantidade de baterias realmente será a mesma, pois 24V é obtido devido a ligação em série do conjunto de baterias, o deve ser feito com duas baterias de 100Ah ou seja, 200Ah ( Σt (V) , mantém a I (A) corrente)

Em 12V usamos o sistema de ligação paralelo para chegar a 200Ah com 2 baterias de 100Ah = 200Ah - ( ΣI (A) e mantém a t (V) tensão).


Obrigado, pela rapidez na resposta.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás #445 por Rodolfo Mendes
Ola Bom Dia, estou querendo fazer um sistema solar residencial simples para minha casa, porem estou com algumas duvidas.

Material que ja pesquisei e irei comprar, não irei citadas marcas, pois nao sei se pode.
Painel de solar de 250W - 24v
Controlador de carga 12v/24v
Inversor 12v/24v - 220v
Bateria 12v

A minha dúvida é se posso usar a bateria de 12v, já que o painel é de 24v? Tenho que ter duas baterias de 12v em série para ter os 24v?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
9 anos 3 meses atrás #446 por Glaucio Batista
Olá Rodolfo Mendes, tudo bem?

É uma satisfação poder ajudar.
Observo que pretende configurar sua instalação bivolt(12/24). Do que citou anteriormente só dificilmente consegue o inversor de tensão bivolt com 12/24.

Quanto aos controladores 12/24, São feitos para operar em sistemas fotovoltaicos em 12Vcc ou em 24Vcc, com detecção automática, inclusive do banco de baterias.

Recomendaria dar uma olhada em seu manual antes da compra só para garantir que o fará dessa maneira.

Espero ter ajudado,

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Deny
  • Avatar de Deny Autor do Tópico
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
Mais
9 anos 3 meses atrás #454 por Deny
Olá Rodolfo, bom dia !

Não há problema nenhum, exatamente você vai precisar de duas baterias, ligadas em série.

Ela manterá a corrente do circuito, exemplo 2 baterias de 100Ah + 100Ah = 100Ah e somará as tensão 12V + 12v = 24V.


Espero ter ajudado.


Abraço


Deny

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.140 segundos
Powered by Fórum Kunena