sistema Híbrido para Motorhome (Solar-Alternador)

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8 anos 4 dias atrás #967 por Leandro
Olá.. Primeiramente gostaria de agradecer aos que dedicam seu tempo em auxiliar os leigos recém intusiastas por aqui. Bom, vou estreiar logo com textão para explicar minha situação.

Estou montando um Motorhome em um furgão Iveco e vou precisar de, em média, cerca de 2200wh/d (pretendo usar duas Freedom df4001) para segurar os seguintes aparelhos:
-Geladeira 280L (a gastona do carro faz 130W enquanto ligada e espero que ela mantenha um ciclo de 1:2,5)
- Iluminaçao de Led 12v
- Laptop super pequeno e economico
- Monitor LED 22" 12v
- Climatizador (penso muito em um ar condicionado mas não estou achando a solução viável para o momento) 12v
- E outros mais eventuais tipo liquidificador etc...

Vamos, eu e minha mulher, viajar por dois anos a América do Sul e como a ideia é viajar pequenos trechos de 100km por dia, consequentemente meu alternador de 90a estará gerando energia por cerca de 1 hr e meia qual não quero desperdiçar.
Comprei um relé inteligente que após a bateria de partida estiver carregada ele transfere a carga do alternador para outro banco de baterias. é esse aqui:





Dúvida 1: Se esse relé realmente funcionar, existe um limite de amperagem para carregar a bateria? Pois se não tiver penso em até colocar um outro alternador maior de 120 ou 200 somente para as estacionárias além deste original que operará os dois sistemas. Isso me garantia baterias em plena carga após os trechos de viagem e me ajudaria na estratégia de ligar no máximo a geladeira com o carro ligado e deixar no médio/mínimo qnd desligado.

2: Pesquisei nas promoções aqui da NeoSolar e me chamou a atenção os paineis yingli 140, acho que se colocar dois paineis vai me auxiliar bastante em manter a carga das baterias durante o dia pois a noite acredito que teremos maior demanda. Pensei em um de 255w mas esse já são de 24v né? ou tem tb de 12? queria o melhor custo x eficiencia pois o espaço em cima do carro será dividido com um bagageiro.

3: um inversor senoidal pura de 1000w continua segura bem este esquema?

4: Encontrei um esquema de referencia bacana de um outro motorhome, penso em algo assim sem a chave 1, ligando o alternador original direto na bateria, mais o alternador extra 120 ou 200 ligando direto na chave 2, e uma bateria só em cada seletor ali da chave dois. vou explodir o carro?




To aqui pra todas as sugestões.. grato desde já..
Anexos:

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8 anos 4 dias atrás #972 por Glaucio Batista
Leandro saúdo na esperança de que seja feliz nas decisões que tomar.

Aconselharia a dar uma olhada nos históricos das DF. :whistle:

90A em 2,5h carrega? Isso depende de quanto descarregou, de qualquer modo, 90A é demais para 440 e 120 ou 200 nem se fala! vai ter sulfatação prematura que diminuirá bastante a capacidade de armazenamento, além disso, perderá sua garantia com menos de dois anos de uso :woohoo:

Aconselho a levar na bagagem um controlador de carga eletrônico para tomada de cais com entrada de tensão e frequência que reconheça automaticamente sua alimentação.

Para mais ficaremos à disposição,

Boa viagem
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