Duvidas sobre projeto de motorhome

  • Rafael Figueredo
  • Avatar de Rafael Figueredo Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 8 meses atrás #2151 por Rafael Figueredo
Boa tarde,

Tenho algumas duvidas, antes de comprar os equipamentos gostaria de tirá-las,

Estou montando um motorhome, aonde o frigobar 130L e tv's (3 de 24") serão 12 Volts, e a iluminaçao 12 volts, vou colocar um Inversor 2500Watts semi senoidal com carregador automático pela rede externa com bypass da Achords, e terá ainda microondas 20L, home theater 320Watts RMS, ar condicionado inverter 9000Btus,

Para parte elétrica, pretendo por duas baterias 400AH estacionarias da MaxPower, ou 2 de 240AH da Moura ou Bosh estacionarias, qual seria a indicaçao de voces quanto as baterias?

E para o solar, pensei em por 2 placas de 150Watts policristalina + controlador de 30A Mppt, será que com mais o Alternador 110AH do veículo ficaria suficiente?

Poderia ligar tambem o alternador do veiculo direto nas baterias estacionarias, somando com o carregamento solar?

Obrigado,

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 7 meses atrás - 6 anos 7 meses atrás #2155 por Bruno Palos
Rafael,

Primeiramente, sim, você pode ligar as baterias no alternador para carregá-las. Estes alternadores vêm com um circuito eletrônico que regula a carga da bateria e estabiliza a tensão para os equipamentos eletrônicos. No entanto, estes alternadores foram feitos para carregar apenas uma bateria, a do carro. No seu caso, o alternador irá carregar não apenas uma bateria, mas as estacionárias também. Com isso, pode ser que o carregamento leve um tempo maior e você precise deixar o veículo ligado por mais tempo, mas as baterias irão carregar.

Quanto à bateria, recomendo as baterias da Moura ou da Bosch. Mais da Moura, porque tenho um conhecimento melhor dela e sei que ela possui maior número de ciclo de vida que estas outras listadas. Além disso, acredito que até o preço dela seja melhor.

Sobre os equipamentos, seria necessário ter o conhecimento do seu regime de carga. Ou seja, a quantidade em horas que cada carga ficará ligada. Você pode fazer uma conta por cima levando em consideração que um painel de 150Wp produz, em termos de energia, cerca de 400Wh por dia.

Mas para ter certeza, você pode pedir ao pessoal da NeoSolar fazer um estudo para você neste link Estudo . Pode ser que seu sistema atenda a demanda, mas também pode ser que eles tenham uma configuração melhor.

Pelo fato de você estar montando um motorhome, já pensou em ao invés de utilizar um inversor normal, trocar para um Inversor/Carregador ? Este equipamento te dá uma possibilidade a mais de carregar as baterias, além das placas solares e do alternador veicular. Quando estiver estacionado em algum local que tenha energia elétrica, basta ligar o cabo de energia no inversor e carregar suas baterias.

Abraço
Última Edição: 6 anos 7 meses atrás por Bruno Palos.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.123 segundos
Powered by Fórum Kunena