Ligações em Série ou Paralelo

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
8 anos 6 meses atrás #824 por Glaucio Batista
Juliano é bom tê-lo conosco, costumo dizer que é sempre bom poder ajudar.

Informo que existe um tópico especifico para esclarecimento sobre produtos, acaso tivesse postado no deferido tópico poderia ser mais observada e com isso receber muito mais ajuda, creio eu. neo

Quanto a seu questionamento, pode sim, a maioria dos 12/24 faz o reconhecimento automático do sistema,veja se esse é o seu caso.

Felicidades... neo
The following user(s) said Thank You: Juliano Mendes Vilela

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Juliano Mendes Vilela
  • Avatar de Juliano Mendes Vilela
  • Offline
  • Novato
  • Novato
  • Deus é tudo pra mim
Mais
8 anos 6 meses atrás #825 por Juliano Mendes Vilela
Obrigado Gláucio pela resposta!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Wanderley Ricardo de Paula
  • Avatar de Wanderley Ricardo de Paula
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
6 anos 6 meses atrás #2194 por Wanderley Ricardo de Paula
Tenho 10 placas de canadian de 325 em série que nunca chegaram ao maximo do inversor.
Mais que 10 placas podem ultrapassar o limite de voltagem do inversor.
Qual seria, se existir, o arranjo mais eficiente.
Uma ligação com duas séries de 6 em paralelo?
Qual melhor custo benefício?
Duas séries de 7 em paralelo? Acredito que com essas 14 placas só atingiria o limite do inversor por uma hora, no restante do dia haveria ganho.
Haveria benefício ou estou enganado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
6 anos 6 meses atrás #2195 por Glaucio Batista
Boa noite chefe, como vai de saúde juntamente a vossa família?

Desejo sucesso seus negócios.

Abraços.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 6 meses atrás #2211 por Bruno Palos
Olá Wanderley

Primeiramente é necessário saber qual a potência desejada, para encontrar a quantidade de painéis a serem utilizados.

Segundo, saber qual o inversor que você está utilizando. Cada inversor tem uma faixa de tensão de MPPT e uma tensão nominal de entrada. Assim, a configuração de ligação dos painéis pode variar.

Visto isto, é possível encontrar o número ideal de painéis em série para trabalhar com a máxima eficiência do inversor.

Para encontrar o número ideal de painéis em série, você divide a Tensão Nominal do inversor (rated input voltage) pela Tensão de Potência Máxima (Vmp) do painel fotovoltaico.

OBS: estas informações, você encontra nas especificações técnicas dos produtos.

O número de painéis em paralelo, no caso, strings, vai depender da corrente máxima que o inversor suporta.

Além disso, para todas estas contas, você deve levar em consideração os coeficientes de temperatura, tanto para tensão, quanto para corrente.

Em geral, quanto maior a tensão do sistema, maior a eficiência do inversor, desde que respeitados os limites.

Outro ponto importante é sobre a potência de painéis acima da nominal do inversor (overpanelling). Geralmente os fabricantes de inversores recomendam que seja utilizado o overpanelling para melhor aproveitamento e eficiência do inversor. Desde que respeitados os limites do fabricante, nós sugerimos dimensionar para ficar entre 100 e 125% do nominal. Mais que isso pode funcionar normalmente, sem risco para o inversor, mas é possível que não compense, pois aumenta o número de vezes que o inversor limita a saída de energia nos dias de maior radiação e temperatura baixa. Em alguns casos já fizemos sistemas com até 130 ou 135%, considerando outros fatores de projeto.

Espero ter ajudado.

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 10 meses atrás #2686 por paulo hirota
bom dia Pedro tudo bem?
gostaria de saber se existe limite para ligações em paralelo, por exemplo tenho um projeto de 120 placas de 340w cada, porem terei que dividir em duas partes por questões estruturais e de sombreamento do telhado. entao seriam 60 placas em cada agua do telhado, criando 4 strings de 15 modulos sequenciais.
esta certo ? ou existe limite em relação ao numero de módulos que posso colocar em série?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.155 segundos
Powered by Fórum Kunena