Sistema OFF GRID para Sitio

  • Enilson
  • Avatar de Enilson Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 anos 10 meses atrás #2961 por Enilson
Comprei um Kit da Neosolar Energia disponível: 1.113 Wh/dia ou 31,2 kWh/mês - Vsist: 24Vcc - 1 Painel Solar de 330Wp + 1 Controlador de Carga de 10A + 2 Bateria de 150Ah para meu Sitio, agora, gostaria de instalá-lo adequadamente, para isso, gostaria da ajuda do forum para alguns detalhes:

1 - Queria fazer a montagem para que ele ficasse escalavel
2 - Instalar a placa solar no solo a que posição e angulo (como achar estes dois requisitos) (local Monteiro Lobato, SP- no alto do morro)
3 - Distancia do fio da placa até o controlador da diferença ? (melhor aereo ou subterraneo)
4 - Circuito de Proteção (stringbox) quais os componentes para este kit
5 - Ligar as luz em 12v DC ou através do inversor ?

Se puderem me auxiliar, agradeço.
Anexos:

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
2 anos 10 meses atrás #2962 por Raphael Pintao
Enilson, bom dia!
Parabéns pela compra!
Não sei se você já trabalha com energia solar, senão recomendaria procurar um instalador com experiência em sistemas off-grid. Tem alguns detalhes que são muito dependentes do local e escolhas do instalador e pra esses casos a experiencia e presença local ajudam muito.
De toda forma vou tentar dar algumas respostas pras suas perguntas
1) Ok. dá pra aumentar o banco de baterias e alimentar com multiplos controladores de carga. O inversor pode ser que tenha que trocar, dependendo da potencia das cargas
2) Não vou ter de cabeça, mas certamente é pro Norte e algo proximo de uns 30 graus (pra privilegiar o inverno). Qq coisa fale com o vendedor (ou ligue, se comprou pelo site) e peça essa orientação. Não é algo extremamente sensível, se inclinar mais ou menos 5 graus vai ficar muito parecido.. Mantenha o norte que ja ajuda bastante
3)Tem que dimensionar de acordo com a distancia, quanto mais longe maior a bitola. Subterrâneo se bem feito é mais seguro, mas, novamente, essa é uma escolha de projeto, funciona bem das duas formas, se bem feito.
4) Mais um item pra definir pro projeto, Vai depender de onde fica, acesso das pessoas, etc. Não é tanto como no ongrid. Nesse porte de sistema, muitas vezes é melhor proteger o sistema pra não ter risco às pessoas e correr algum risco de uma descarga queimar algum equipamento. Pra fazer as proteçoes corretas, com um bom terra, etc. tem situações que custa mais que o sistema em si... Sugiro pedir orientação direto ao instalador.
5) É sempre melhor em DC, ganha uns 10% de eficiência e diminui o consumo de potencia e surto no inversor. O contraponto é que 12 ou 24V são mais dificeis de achar pra comprar, e um pouco mais caro.. Atenção apenas para a tensão do sistema. Esse que comprou é 24V, então você no pode usar uma lâmpada 12V ligada direto em uma bateria, tem que ser 24V e usando a saida do controlador.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Enilson
  • Avatar de Enilson Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 anos 10 meses atrás #2963 por Enilson
Boa tarde.

Obrigado Raphael.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.145 segundos
Powered by Fórum Kunena