Baterias

Mais
3 anos 5 meses atrás #2904 por Joel
Saudações. Minha dúvida é meio q ao contrário dos colegas acima.
Estou montando um sistm off para alimentar um roteador de internet e um eletrificador de cerca. Ambos em 110v, consomem aproximadamente 3ah. E atoriamente uma ou duas lampadas por 2h.
Qual configuração tem melhor aproveitamento na alimentação do inversor, sendo 2 bat de 100ah cada.
Melhor ligar 100ah em 24v?
Ou 200ah em 12v?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 5 meses atrás #2905 por Raphael Pintao
Bom dia Joel,
Entre 12 e 24v nesse caso quae indiferente.
se pára seus equipamentos também for indiferente, prefira 24V pra trabalhar com correntes mais baixas.
mas honestamente, não é algo crítico nesse porte de sistema.
provavelmente você acabará escolhendo 12V pela disponibilidade de equipamentos no mercado. Será mais fácil encontrar inversores 12V nessa potencia.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 2 semanas atrás #2952 por Joel
Saudações a todos. Qnto mais a gente aprende mais qer aprender. Sempre achei fantástico o mundo da eletrecidade.
As duvidas vao surgindo.
Tenho pensado em, ao invés de 24v x 100ah de baterias, nao seria mais eficiente eu usar 10 baterias de ...60ah ligadas em 120v?
Me fornece uma capacidade imensamente maior de energia e isola o inversor mas ainda assim, como transformar esse 120v cc para corrente pulsante para motores de indução como geladeira e ventilador e também não vejo como carregá-las usando o meu sistema hibrido de geração solar + alternador roda dagua. Alguém já fez algum projeto parecido? Sera q da pra fazer algo assim q fique eficiente e barato?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 anos 2 semanas atrás #2953 por Raphael Pintao
Joel, td bem?
Para a capacidade, você pode ignorar a tensão e energia (Ah) pra não ter erro.
Trabalhe sempre em Wh (V x Ah) e não vai errar. 60Ah em 100V é = 600Ah em 10V
O custo tb não vai ser muito diferente das baterias, mas as baterias maiores tem um custo um pouco menor por Ah, porque tem uma certa economia na carcaça e alguns outros ganhos marginais.
Então eu focaria mais na configuração, transporte e instalação das baterias, pra decidir.
Pelo tamanho, provavelmente chegará em baterias de 220Ah;
1) eu veria que inversor vou usar, pra configurar na mesma tensão de entrada dele
PS: evite usar conversores CC CC se puder
2) Tente reduzir o número de baterias, porque bancos muto grandes acabam tem problemas de equalização maiores.
Isso pq o ponto de carga e descarga ficam menos otimizados e balanceados
3) Pense se o tamanho da bateria é um problema pra transportar ou instalar
4) veja as melhores opções de fornecimento, considerando preço, confiabilidade (bem importante em baterias, te m muita sacanagem nesse meio..., baterias usadas, etc...), pós venda, etc.

acho que é isso
boa sorte!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.199 segundos
Powered by Fórum Kunena