Placas em paralelo

  • Ronaldo F Cavalcante
  • Avatar de Ronaldo F Cavalcante Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 meses 2 semanas atrás - 2 meses 2 semanas atrás #2702 por Ronaldo F Cavalcante
Olá.
Comprei na NeoSolar 3 placas Risen 150W, 1 de 90W e 2 controladores Mppt Triron de 20 e 30A.
Liguei 2 placas em paralelo em um outro controlador Sunyoba mppt de 30A para alimentar 2 baterias DF2000 115A da Freedom em paralelo e tudo correu bem, exceto que só chegava a 99% de carga por volta das 2 ou 3 horas da tarde com sol pleno aqui em Camaçari-BA.

Achei muito tempo e resolvi colocar a terceira placa em paralelo com as duas já instaladas e funcionando.
Só que ao encostar o fio da terceira placa nas outras duas, saltou um arco voltaico. Fiz novos testes de tensão e corrente nessa placa e ela gerou normal. Então liguei assim mesmo e aconteceu o inusitado: a tensão baixou de 20 volts para 2 volts e as 3 placas não geraram corrente. Ainda bem que não testei no controlador Triron.

Desliguei imediatamente e tudo voltou ao normal. As duas placas já ligadas continuaram gerando, e a terceira placa também continuou gerando individualmente com 20 V de tensão em aberto e liguei com ela uma bomba dágua como teste, e funcionou.
Fiz outro teste rápido e aconteceu o mesmo.

É estranho porque tenho outras 3 placas ligadas em paralelo no Triron de 20A e não acontece esse fenômeno, pois elas carregam outras 2 baterias de 115A por volta de 10 horas da manhã e mantém um freezer de 42 Kwh/mês por 12 horas seguidas.
Gostaria de saber o que aconteceu. Se alguém puder ajudar, agradeço de já.
Última Edição: 2 meses 2 semanas atrás por Ronaldo F Cavalcante. Razão: Parágrafos.

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
3 semanas 6 dias atrás #2720 por Raphael Pintao
Oi Ronaldo, tudo bem?
Não sei se já resolveu o enigma, estou vendo agora sua mensagem.
Não sei dizer exatamente o que aconteceu, mas o ideal é não utilizar placas diferentes em paralelo, especialmente conectá-las diretamente em paralelo. Por isso em projetos sempre consideramos o mesmo modelo de placa.
No entanto compreendo que as vezes queremos aproveitar algum equipamento já existente e passamos por essa dúvida técnica.
Neste caso a minha recomendação seria que utilizasse um controlador para cada placa (ou conjunto de placas iguais), e só depois do controlador, ligasse nas baterias. Também seria desejável que utilizasse o mesmo modelo de controlador pra garantir que tivessem um mesmo comportamento, tensões de referencia, etc. Fazendo isso boa parte dos problemas seriam diminuídos ou evitados.

Abs
Raphael

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.122 segundos
Powered by Fórum Kunena