A tensão da minha bateria cai muito rápido mesmo com pouca carga

• Higor Lima
  • Avatar de Higor Lima Autor do Tópico
  • Novato
  • Novato
Mais
2 meses 3 dias atrás #2718 por Higor Lima
Tenho um sistema Off-grid em meu motorhome.
-02 placas 275Wp em paralelo
- Controlador Epever MPPT Triton 3210N
- 01 bateria estacionária Freedon 240Ah
(Todos novos)

Quando instalei, utilizava frigobar, luzes, etc até tarde da noite sem problemas. (As cargas somadas nunca passam de 10A)

Após 2 meses de uso constante, a bateria deixa a tensão cair logo que o sol desaparece. Com isso o controlador desliga automaticamente aos 11V da bateria.

No outro dia, com sol pleno, o controlador marca bateria cheia e não carrega nem 1A, como se a bateria estivesse cheia.

No início, quando instalei, logo de manhã o controlador chegava a carregar 20A.

Não mudei nada no setup. Já desliguei tudo do controlador e religuei e não resolveu.

Existe algum reset nesse controlador? Será que pode ajudar?

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Mais
2 meses 3 dias atrás #2719 por Raphael Pintao
Bom dia Higor, tudo bem?

Aparentemente a bateria não é suficiente e por isso sua vida util foi encurtada, por isso não "segura" mais carga nenhuma.
Não posso afirmar isso com toda certeza sem saber mais sobre o uso, instalação, etc. mas alguns pontos me indicam isso:
- 1 bateria de 240Ah é muito pouco para 2 painéis de 275 com MPPT ( a menos que os painéis esejam propositalmente superdimensionados)
- A bateria atinge rapidamente os 11V, mais um indício de mal balanceamento/dimensionamento
- O fato de a bateria atingir seguidamente essa tensão, também resultaria em danificar e prejudicar a vida util da bateria.
- 1 Bateria de 240Ah me parece pouco para a frigobar +_ outras cargas.
Ex:
- a descarga média deveria ser em torno de 20% do total, 20% x 240 = 48Ah/dia (12V)
- Um frigobar de 100W, funcionando 8h por dia já consumiria mais que isso... (100W x8h = 800Wh -- / 12V = 66Ah (12v)

A solução seria dimensionar o sistema e ver se está tudo adequado ou se precisa mudar mais alguma coisa.

Sugiro que ligue na Neosolar e peça ajuda para algum de nossos consultores. Você pode mensionar esse post para ajudá-los.

abs
Raphael

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.086 segundos