Dimensionamento

  • Alan Fernandes
  • Avatar de Alan Fernandes Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 2 semanas atrás - 4 anos 2 semanas atrás #836 por Alan Fernandes
Pessoal, boa tarde!

É a minha primeira postagem por aqui e espero conseguir a ajuda dos mais experientes para elucidar algumas duvidas sobre meu projeto solar.

Penso em um sistema completamente autônomo, onde a demanda diária ficou por volta de 12000W. Meu sistema está baseado em 12V. O problema é gerenciar o controlador de carga pois corrente final ficou em mais de 600A.

Como posso resolver este problema? Pelo que estava lendo existem controladores de 40A, 60A mas mais alto do que isso não vi. Sem falar que estes já são muito caros.

Como posso resolver meu problema?

Muito obrigado!
Última Edição: 4 anos 2 semanas atrás por Alan Fernandes.

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
4 anos 2 semanas atrás #837 por Glaucio Batista
Olá Alan, é ótimo recebe-lo em nosso fórum, esperamos que permaneça conosco.

Alan imagino que não concorde com os impostos para o governo referente aos sistemas conectados à rede, se eu tiver certo você não é o único a desconfiar do não cumprimento das regras impostas pela agencia regulamentadora, muitos acham que isso pode ser mudado a qualquer instante em beneficio do governo ou empresas de distribuição de energia.

Fora isso, minha dúvida é se onde mora já tem energia elétrica da distribuidora local ou se é totalmente isolado, caso seja isolado sugiro dar uma olhada em www.neosolar.com.br/component/kunena/4-D...-grid-em-uma-fazenda , ainda lhe aconselharia
a procurar o pessoal da própria loja em www.neosolar.com.br/orcamento/off-grid/form/6-off-grid são engenheiros na área dispostos a lhe ajudar.
No entanto, não sei onde e como encontrou que tenha que dispor de 600A para carga, isso é considerada altíssima corrente de carga e também de descarga. Em 12Vcc irá trabalhar praticamente com corrente de curto circuito para essa demanda :oops: ! Por exemplo: se ligares uma fonte de 220 x 12vcc x 600A para módulo de som automotivo com potencia máxima na tomada de uma residência (10A) esta irá derrubar o disjuntor de entrada no mesmo instante, que se for superdimensionado irá derreter toda a fiação :woohoo: .

Em todo caso se preferir trabalhar com 48V além de ter um rendimento 3x superior um só controlador de 80A daria tranquilamente para sua demanda :whistle: .

Alan gostaríamos que realizasse seu investimento da melhor forma possível afim de que não se sinta frustrado em momento algum, é para isso que existe o fórum e o apoio técnico da neosolar, é gratificante partilhar de suas realizações. Precisando pode contar conosco ;) .

Felicidades e boas compras...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • Alan Fernandes
  • Avatar de Alan Fernandes Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 2 semanas atrás #838 por Alan Fernandes
Glaucio, boa noite!

Muito obrigado pelo seu suporte!

Veja minha metodologia de cálculo e fique a vontade para me corrigir no que for preciso para tornar este projeto viável:



Estou certo ou tem muita coisa errada aí? :silly:

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
4 anos 2 semanas atrás #839 por Glaucio Batista
Alan ficou mais ou menos, estipulou alguns consumos considerados bastante elevados para os itens relacionados. Por exemplo: Uma geladeira de 400l consome no máximo 1.2A em 220V estabilizados, a citada por vós consome aproximadamente 2.3A, parece pouco más é praticamente o dobro da anteriormente mencionada, além disso, reparou que é a dita a vilã de energia da sua tabela? Está consumindo quase igual a um ar inverter de 7500BTUs. :woohoo: Um ventilador de 30CM consome aproximadamente 60W, imagino que o seu seja um pouco maior. Isso são exemplos aleatórios, mas acho que não consome todo isso não, imagine consumindo sem o ar condicionado 19084 KW/dia x 30 dias seria 572520Kw por mês. Consome tudo isso? :ohmy:

Existe duas maneiras bem praticas de descobrir o seu consumo, o primeiro seria dar uma olhada em suas tarifas de luz é claro, o outro e mais técnico seria com um bom amperímetro true rms ou wattimetro ir aferindo um por um para se saber qual deles é mais econômico.
Se for apresentar tal tabela à Neosolar aconselho que faça aferição antes, é de fundamental importância que informe não só quantas horas diárias a cafeteira, o ventilador, o ar condicionado, a máquina de lavar, e o micro-ondas irão funcionar, mas também, a que hora do dia. Informe também se seu projeto é só com painéis ou hibrido com gerador eólico ou eletrogêneos.

Alan depois de muito lero lhe pergunto: Esses eletrodomésticos são 220 ou 110V? já os tem comprados?
Em seu lugar instalaria tvs de 40”, decodificadores, geladeira, lâmpadas, filtro de água, carregador de notebook e roteador, todos em 12vcc e só usaria seu inversor somente para as cargas esporádicas. A vantagem é que a maior parte do tempo seu inversor ficaria sendo poupado e sem consumir bastante corrente por usar power mosfet.
Dias atrás instalei na fazenda uma TV de 19” led 12vcc com receptor 12vcc que juntos consumiam 20 watts precisos!!!

Fico no aguardo de respostas, até breve...

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.096 segundos
Powered by Fórum Kunena