Comportamento de um controlador

  • Felippe
  • Avatar de Felippe Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
3 anos 4 dias atrás #1180 por Felippe
Olá,

Boa tarde! Possuo painéis de 60 células que totalizam 1200W num sistema de 24V off-grid (baterias de 140Ah). Possuo vários painéis, pois moro num local que o céu costuma ficar nublado. Uso um inversor somente para ligar um PABX que não consome mais que 50W. Esse sistema fica ligado 24 horas por dia.

Possuo três dúvidas:
1) Qual é o critério que os controladores usam para carregar as baterias no sentido de injeção máxima de corrente? Afinal, uma carga rápida não é saudável para as baterias.
2) Considerando somente esse cenário de consumo, se uso um controlador de 30A ou 40A, poderia causar algum dano ao mesmo?
3) Coloquei um amperímetro entre os painéis e o controlador. Disponho de um controlador MPPT e outro PWM. Eu notei o seguinte comportamento, considerando o cenário acima: durante o dia, com sol a pino, usando apenas o controlador MPPT, independente da bateria carregada ou não, o uso da energia proveniente dos painéis é contínua, conforme já esperado por mim. No entanto, quando apenas uso o controlador PWM, ele fica alternando rapidamente entre energia advinda da bateria e dos painéis solares. Que ao meu ver, é inadequado. Posso notar isso só olhando para o amperímetro que fica pulando loucamente. Afinal, se tenho tanta energia nos painéis, porque ele estaria pegando das baterias? Tanto que no outro controlador, isso não acontece. Gostaria de saber se isso é ligado a qualidade, ou mesmo, ao tipo do controlador de carga que administra isso.

Tenho interesse em adquirir um novo controlador MPPT para tê-lo de emergência. Esse controlador MPPT Epsolar New Tracer-4215BN 40A 12/24V possui esse comportamento descrito acima?

Obrigado por qualquer esclarecimento e, se não fui claro, posso tentar explicar melhor.

Please Entrar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.086 segundos
Powered by Fórum Kunena