Ligações em Série ou Paralelo

Mais
9 anos 5 meses atrás #380 por Rafael Candido Vieira
Obrigado pela resposta!
Não sei se entendi direito.
Você quer dizer que devo ligar o positivo em uma bateria e o negativo na outra?
Li em outro fórum que ligar dois controladores da conflito entre eles. Reduzindo a capacidade de carregamento.
E se eu ligar as duas placas juntas no mesmo controlador?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 5 meses atrás - 9 anos 5 meses atrás #381 por Raphael Pintao
Isso mesmo que entendeu Rafael.

Pra dizer a verdade, num sistema pequeno como este isso é quase indiferente. você poderia ligar na mesma bateria se preferir, inclusive os dois controladores. mas vai ficar mais difícil de colocar tudo no terminal, então segue valendo a sugestão.

Como disse, não é o ideal, mas se forem o mesmo modelo, trabalham da mesma forma, vc não terá problemas. Continua não sendo ideal.

Na verdade, se vc tem tensão maior que a das baterias, sempre vai ter corrente no mesmo sentido (p/ bterias), então não vejo muito porque dar algum conflito importante. É a mesma coisa que ter um gerador + PV alimentando o banco ou então PV + eólica alimentando o banco, são duas fontes alimentando o mesmo banco de baterias.

Essa questão de fazer cruzado é para bancos com muitas baterias, para balancear o carregamento. Isso serve pra evitar que as primeiras baterias recebam sempre mais carga que as outras, causando maior desequalização. A ideia é fazer com que a energia faça sempre o maior trajeto pelas baterias.

abs
Última Edição: 9 anos 5 meses atrás por Raphael Pintao.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
9 anos 3 meses atrás #429 por Glaucio Batista
E aí Raphael tudo Bem? tá todo mundo sumido meu :(

Tenho que fazer um pequeno arranjo para o controlador Tristar MPPT 150V/60A, pensei em executar da maneira que segue no anexo. Então o que acha? me sugere com mais volts ou mais amperagem para melhor rendimento ou da maneira em que está considera eficaz?
Ressalto que será montado com conectores MC4 paralelos e extensões MC4 série com cabos pv 6mm e até ao controlador com cabo conduspar 16mm (7 Metros), controlador a baterias conduspar 35mm (1 metro)

Acaso tenha na manga um tutorial de post de videos, manda aí por gentileza. vamos procurar dar uma enriquecida nos conteúdos aqui do fórum.

Um Abraço, e um feliz 2015 ;)

Não acertei pra postar o gráfico de ligação

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 2 meses atrás #437 por Raphael Pintao
Oi Glaucio, um grande 2015 pra vc também!!!

Quanto a sua dúvida, do Tristar MPPT, quase sempre é melhor trabalhar com mais tensão. 1o porque deve aumentar o rendimento (alguns fabricantes mostram isso em gráficos ou tabelas). Segundo porque vai reduzir as perdas nos cabeamentos (eu poderia reduzir as bitolas).

O único ponto de atenção que faço é para o risco de arco voltaico ou danos às proteções, se não forem adequadas. Se usar disjuntor AC, em geral vc não terá problemas, mas quando a tensão vai subindo... pode, sim, ter problemas de saltar corrente. Até o manual da CRESESB diz que pode-se utilizar disjuntor AC para parte DC e tal, e realmente é possível e muito comum. No entanto não recomendo fazer isso com tensões mais altas.

PS: Vi que vc tem interagido bastante, isso é excelente e enriquece o fórum.
Acredito que o pessoal está de férias e por isso não responderam (pelo menos é o meu caso!!!)

Vou perguntar isso dos vídeos para nosso pessoal de TI, seria bacana mesmo.

O anexo que queria mandar era vídeo ou foto?

Grande abraço!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
9 anos 2 meses atrás - 9 anos 2 meses atrás #449 por Glaucio Batista
Agora vai...
Última Edição: 9 anos 2 meses atrás por Glaucio Batista.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 2 meses atrás #464 por Raphael Pintao
Opa!! agora foi!!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.178 segundos
Powered by Fórum Kunena