ligaçao paineis diferentes potencias

  • ADELCIVON JUSTINO DA SILVA
  • Avatar de ADELCIVON JUSTINO DA SILVA Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 7 meses atrás #2744 por ADELCIVON JUSTINO DA SILVA
Boa noite

Preciso de ajuda: Tenho 4 painéis, sendo: 1 de 250wp, 1 de 260wp e 2 de 280wp (voltagens muito próximas)...Posso ligar os quatro juntos em controlador mppt 60A que suporta 1440 w em 24v?

Tenho duas baterias estacionárias de 150ah em série e inversor 24v...

A melhor ligação: paralelo ou série / paralelo?

Abraço...

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 7 meses atrás #2745 por Raphael Pintao
Adelcivon, bom dia.

Não recomendamos instalar painéis diferentes, mas entendo seu desejo uma vez que já possui os mesmos.
Se a tensão é muito próxima, você não deve ter maiores problemas.
Pra ligar em 24V, precisa pelo menos 2 em série (~31Vmpp é muito pouco para carregar em 24V)
Verifique apenas se a tensão máxima do controlador suporta todos em série ou não
se suportar, ligue todos em série, é melhor.
Se não, 2 em série, 2 em paralelo.

Quanto as baterias, são muito pouco para a quantidade de painéis.
Ou você está com uma grande sobra de painéis, ou está com muito pouca bateria.
Sem fazer contas, eu diria que você precisa de pelo umas 4 baterias de 220Ah. (autonomia de ~3 dias)
Além da autonomia reduzida, as suas descargas serão muito profundas com 2x 150 e as baterias vão durar muito pouco.
abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ADELCIVON JUSTINO DA SILVA
  • Avatar de ADELCIVON JUSTINO DA SILVA Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 7 meses atrás - 4 anos 7 meses atrás #2746 por ADELCIVON JUSTINO DA SILVA
Obrigado pela resposta e ajuda.

A grande dúvida era mesmo sobre a melhor forma de ligação dos painéis (totalmente sanada).

Já suspeitava que as baterias estão poucas...estou ligando uma geladeira média e quatro lâmpadas de led 6w e as baterias suportam bem uma noite, mas pode ser que tenham a descarga profunda, sem contar que o ideal seria uma autonomia de pelo menos 2 dias.

Andei verificando que no final do dia as baterias estavam em 75% de carga e no dia seguinte (antes de iniciar o carregamento) estavam em 50%, isso por vário dias sem variações para mais ou para menos.

Obs. os painéis estavam todos ligados em paralelo

Abs
Última Edição: 4 anos 7 meses atrás por ADELCIVON JUSTINO DA SILVA.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 7 meses atrás #2747 por Raphael Pintao
em períodos sem muitas nuvens o sistema deveria bater 100% todos os dias e teruma descarga máxima de uns 20-25%.
Por tabela você teria uma autonomia de cerca de 3 dias, que é o mínimo para um sistema fotovoltaico.
Em geral pensamos apenas na autonomia, que por sí já poderia justificar, mas o mínimo de 3 dias está também relacionado à descarga média diária e, por consequencia, a vida útil da bateria.
Tem muita gente no mercado que vende até kits prontos com pouca bateria, é preciso muito cuidado pra não jogar dinheiro fora.
Em termos de baterias, até mesmo o superdimensionamento pode fazer sentido, porque também aumenta a vida útil delas.
O subdimensionamento raramente vai se pagar.

Andei verificando que no final do dia as baterias estavam em 75% de carga e no dia seguinte (antes de iniciar o carregamento) estavam em 50%, isso por vário dias sem variações para mais ou para menos.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • ADELCIVON JUSTINO DA SILVA
  • Avatar de ADELCIVON JUSTINO DA SILVA Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 7 meses atrás - 4 anos 7 meses atrás #2748 por ADELCIVON JUSTINO DA SILVA
Troquei o controlador pelo POWMR 60A e liguei duas a duas em série e depois em paralelo (62V) e notei que o carregamento melhorou muito, estando em 100% no fim do dia e + ou - 75% no dia seguinte (não sei como exatamente fazer o cálculo, mas acho que gastei 37,5 amperes durante a noite)...

Quanto às baterias, vou manter até enquanto elas aguentarem e depois aumento o banco...
Última Edição: 4 anos 7 meses atrás por ADELCIVON JUSTINO DA SILVA.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
4 anos 7 meses atrás #2749 por Raphael Pintao
boa ideia, assim não mistura as baterias prejudicadas com as novas!
boa sorte!

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.152 segundos
Powered by Fórum Kunena