Aumento do sistema, adequação e recursos já existentes

  • Ricardo Biancardi A. Fernandes
  • Avatar de Ricardo Biancardi A. Fernandes Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
2 anos 3 meses atrás #3023 por Ricardo Biancardi A. Fernandes
Olá, buscando informações encontrei este Fórum que é excelente, então inicialmente parabenizo os moderadores e expert e agradeço.

É o seguinte,

Tenho 1 painel solar de 140w, com potência máxima de 18v
Esta ligado a 2 controladores de carga a 4 metros de distância com cabo de 16mm

Os controladores são 1 de 30a ligado a uma bateria estacionária de 115a e 1 de 10a ligado em uma bateria de 60a de partida do motor

Os controladores estão interligados em paralelo com cabos de 4mm

Os controladores e bateiras estão ligados com cabos de 16mm

Vou incluir outro painel de 150w com maximo de 20.64v pra ser ligado em paralelo, é possível essa ligação dos dois paineis?

Com a inclusão desse paienl posso deixar o cabo de 16mm que liga os paineis aos controladores?

Vou incluir mais uma bateira estacionaria de 105a, pensei em ligar em paralelo com a que já está em uso, porém ouvir dizer que não seria bom porque uma bateria descarrega a outra e seria melhor deixar de forma independente, procede isso?

Se for ligar as 2 baterias em paralelo qual bitola do cabo é adequada?

Obrigado desde já.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
2 anos 3 meses atrás #3026 por Raphael Pintao
Ricardo, bom dia!
obrigado pelos elogios, a ideia é que toda a comunidade participe enriquecendo o forum!

vou pontuar algumas coisas que acho importantes:
- Não recomendo ligar os controladores em paralelo, a menos que eles tenham essa funcionalidade nativa, com comunicação de dados e controle integrado. Idealmente, cada painel ou conjunto de painéis deve ser ligado a um unico controlador.

- Os cabos de 16mm parecem ok (não fiz as contas, se puder confira em alguma tabela de referencica)

- com um novo painel, você poderia dedicar cada painel a um controlador. deve ficar ok com o de 10 e o de 30, um para cada painel que comentou. Outra alternativa seria ligá-los em em paralelo e usar o controlador de 30A. Essa diferença de tensão dos painéis não parece muito relevante, dá pra fazer

- sobre a nova bateria, o ideal seria ligar junto com a outra mesmo. o problema é a vida util de cada uma. Quando coloca duas diferentes, a tendencia é aquela pior puxar a outra para baixo.

- Colocar as baterias separadas não faz muito sentido a menos que separe os circuitos, com cada bateria atendendo determinadas cargas. Ainda assim, você precisaria carregar elas tb de forma independente.

- Como você quer ter 2 circuitos, eu pensaria em dedicar cada controlador a um conjunto de baterias que abastece cada circuito de forma independente. Ex: bateria de 60ah ´para 1 circuito e e 2x 105/115Ah para o outro.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.129 segundos
Powered by Fórum Kunena