Instalação de 2 ou maiscontrolador de carga MPPT em banco de baterias

  • Walter Vieira Gonzalez
  • Avatar de Walter Vieira Gonzalez Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
10 anos 2 meses atrás #193 por Walter Vieira Gonzalez
Amigos,

Estou na fase de dimensionamento de um sisteminha off-grid com 4 painéis de 240W. Minha dúvida é se, no lugar de um controlador de carga/descarga de 80A eu posso instalar dois de 40A para um único banco de baterias (4 baterias de 220a/h) e como ficaria a instalação.

Agradeço antecipadamente pela ajuda.

Walter

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
10 anos 2 meses atrás #194 por Raphael Pintao
Walter

Sem problemas, pode usar 2 ou mais controladores.

Dê uma conferida na potência máxima do seu controlador, para a tensão do banco de baterias que vai usar, pois talvez não suporte 4 painéis. No MPPT tem que checar a potência e a tensão máximas.

vale uma dica adicional, especialmente se for um banco de baterias grande é interessante fazer a conexão cruzada e fazer invertido no segundo controlador de carga, ou seja. Pegue o positivo de um lado e o negativo do outro no primeiro controlador e no segundo faça o oposto.

Vou mandar uma figura (não é o seu caso) para ilustrar. Nesse sistema tem 2 controladores e saída para inversor.
Como é MPPT os painéis estão em série sem problemas.

Abs,

Raphael
Anexos:
The following user(s) said Thank You: Marcos Andre de Assis Mendes, johanne

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Jonathan Rodrigo Pedroni
  • Avatar de Jonathan Rodrigo Pedroni
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 semanas atrás #514 por Jonathan Rodrigo Pedroni
Olá Raphael, a pouco mais de um mês acabei a instalação do meu sistema isolado. Tenho dois painéis de 255W da Yingli Solar ligados em série em um controlador de carga EP Solar MPPT de 20A ligado a um banco com duas baterias de 220Ah ligadas em série. Tenho outro controlador de carga da EP Solar de 10A e pretendo comprar mais um painel de 255W. Minha dúvida é a seguinte: Consigo colocar este controlador de 10A com ligação cruzada conforme você indicou na figura ou esta ligação cruzada somente pode ser utilizada quando tenho as baterias em paralelo? No meu caso eu teria que ligar os dois controladores em paralelo? Haveria algum problema nesta ligação?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 2 semanas atrás #527 por Raphael Pintao
Jonathan,

Ligar cruzado trás benefícios quando o banco é muito grande. Pra 2 baterias não deveria ter problemas.

De toda forma, o que não tão interessante, é utilizar 2 controladores de modelos diferentes. Isso fará com que cada um tenha um algorítimo e parâmetros diferentes. NEste caso um pode entrar em flutuação quando o outro está em carga, ou equalização, etc.

Deve até funcionar, visto que já tem os equipamentos, mas eu não recomendo fazer dessa forma.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Letivan Cambraia Freire Júnior
  • Avatar de Letivan Cambraia Freire Júnior
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
7 anos 8 meses atrás #1080 por Letivan Cambraia Freire Júnior
Tenho uma dúvida em relação a um projeto que estou fazendo. Tenho 6 módulos Jinko de 260 W e 6 baterias de 220Ah para trabalhar em 24V.


Seria possível utilizar um controlador de carga MPPT de 40 A ligado em 4 módulos e outro controlador de mesma marca porém de 20 A ligado a outro 2 módulos?

Desde já agradeço

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
7 anos 4 meses atrás #1200 por thiago araujo eboli
Boa noite...

Gostaria de saber se posso fazer essa ligação cruzada de controladores só que com um controlador de 80A e outro de 60A, o fabricante é o mesmo porem a corrente é diferente ?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.059 segundos
Powered by Fórum Kunena