Instalação de 2 ou maiscontrolador de carga MPPT em banco de baterias

Mais
5 anos 1 semana atrás #2622 por JEAN CORREA PEREIRA
isso é minha grande dúvida, pois pensei em 2 grupos em serie, um grupo de 4 painéis geraria 151,20V e 8 Amperes e o outro grupo geraria 151,20V e 8 amperes, e cada controlador MPPT receberia um grupo desses, e os dois controladores ligaria em paralelo para que ficasse nos 48v do sistema, na sua explicação eu teria 2 painéis em serie gerando (74,8v e 8a) e 6 em paralelo (gerando 37,4V e 48a) gerando total 56a e 112,2v, então nesta explicação é melhor gerar mais amperes do que voltagem?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 1 semana atrás #2624 por Gabriel Araújo
Bom dia Jean,

4 painéis em série teriam uma tensão de circuito aberto muito maior do que 150V. Lembre-se que você precisa considerar a tensão de circuito aberto (Voc) e fazer o ajuste para a menor temperatura possível. Nestas condições, a tensão de circuito aberto fica próxima de 200V. Se o limite do controlador é 150V, essa tensão queimaria o controlador.

De forma geral, é melhor sempre tentar ter uma tensão mais alta (mais painéis em série) e a menor corrente possível (menos painéis em paralelo), porque correntes menores são menos perigosas e geram menos perdas no cabeamento. Mas se o seu controlador tem limite de 150V, você não pode colocar mais do que 3 painéis em série. Então a melhor opção é colocar 2 em série e 4 em paralelo para conseguir acomodar os 8 painéis em um único controlador.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
The following user(s) said Thank You: JEAN CORREA PEREIRA

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 1 semana atrás #2625 por JEAN CORREA PEREIRA
Amigo primeiramente quero lhe agradecer pela ajuda, estou fazendo um estudo detalhado, para fazer um sistema de 48v em uma casa no sito que não possui rede elétrica, vou utilizar mínimo de equipamentos possível, equipamento obrigatório uma geladeira de 210W consumo mensal de 23,7Kw mês, Vou utilizar os seguintes equipamentos 10 painéis de 330W (tensão de pico 37,4V, Tesão Circuito Aberto 46,V) controlador de Carga MPPT (EPever MPPT 100A Controlador de Carga 12 em 24 36 48 backlight Display LCD para Max 200), inversor de onde senoidal pura de 3.000W, e 4 baterias estacionarias FREEDOM 240Ah.Estou dimensionando 10 painéis porque aqui no sul do brasil (SC) temos inverno rigoroso com tempo muitas vezes fechado então esses 10 painéis gerariam energia suficiente para carregar o banco de baterias durante o dia. Minha duvida é como fazer a ligação dos painéis usando esse MPPT sem danificar, (estou considerando utilizar 10% a 15% da bateria a noite para ter vida útil.)

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
5 anos 1 semana atrás #2626 por Gabriel Araújo
Jean, aqui pelo fórum nós não fazemos dimensionamento detalhado, só tiramos algumas dúvidas gerais, mais conceituais. Você pode enviar esta solicitação para o e-mail <[email protected],br>, por favor? Um de nossos vendedores vai fazer um estudo detalhado para o seu sistema.

Atenciosamente,
Gabriel Araujo
The following user(s) said Thank You: JEAN CORREA PEREIRA

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • DEUSDEDITH DANTAS DA MOTA SILVEIRA
  • Avatar de DEUSDEDITH DANTAS DA MOTA SILVEIRA
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 8 meses atrás #2708 por DEUSDEDITH DANTAS DA MOTA SILVEIRA
Boa Noite a Todos

Estou tendo esta mesma duvida sobre ligar 2 controlador de carga em um banco de bateria com duas baterias fico muito grato a todos se poderem mim ajudarem sobre esta duvida.

tenho 2 controlador de carga modelo iguais CM6024Z PWM 60A. duas baterias de 220Ah. cada do mesmo fabricante, gostaria de saber se posso conectar dois painel de 270W. em um dos controlador e mais dois painel de 270W. no outro controlador, minha duvida maior e como fazer a conexão dos controladores para as baterias, a minha ligação e em paralelo porque meu sistema off grid e 12V. minha duvida e como ligar as baterias, poço ligar o positivo do controlador no polo + em uma das bateria e o negativo do controlador no polo - da outra bateria e fazer a ligação das duas baterias ligadas em paralelo, fico grato se poderem mim transparecer esta minha duvida. .

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Valter Florencio da Silva
  • Avatar de Valter Florencio da Silva
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
4 anos 4 meses atrás #2781 por Valter Florencio da Silva
Olá, tenho 2 baterias Freedom 240, pretendo ligar em série p/obter 24V, mas estava pensando em utilizar dois controladores Triron 40A p/ carregar, sendo cada controlador atuando em 12V em cada bateria p/ manter as baterias equalizadas, meu inversor é o IP2000 de 24V X 110V, é possível usar esta configuração?

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.130 segundos
Powered by Fórum Kunena