Qual controlador devo utilizar ?

  • William
  • Avatar de William Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 8 meses atrás #322 por William
Olá estou montando um poste onde quero que uma luminária de 24v/60w fique ligada durante a noite inteira.
Hoje tenho 1 Painel Solar de 240w e 2 Baterias 12v ligadas em serie, para abastecer minha luminária de 24v/60w.
Para completar o sistema que tenho hoje, qual seria o Controlador de Carga ideal ?
Esse sistema esta correto ? Tem algum sistema mais eficaz para esse poste ?

Obrigado.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 8 meses atrás #326 por Raphael Pintao
William,

Primeiramente, fique atento sobre o "tipo" do controlador. Deve ter timer controle por luminosidade, para poder acender e apagar a luz conforme necessidade.

Nesse seu caso, por ter escolhido o painel de 240W (provavelmente 60 células), precisará de um controlador tipo MPPT. Ele custa bem mais caro e dá um ganho de cerca de 20% de energia. Se fosse planejar do zero, te indicaria usar um PWM, mesmo precisando de mais painéis sairia melhor o valor total.

Além disso, com 30V (tensão de máxima) você não terá um carregamento adequado em 24V. Algumas empresas vendem painéis de 60 células (~240-260w) com MPPT para carregar em 24V, mas isso está errado e não deve ser feito. O MPPT trabalha bem com a diminuição da tensão, mas nunca com o aumento. 30V é muito pouco para entregar os 28-29V necessários para carregar em 24V.

Fica dificil no seu caso, porque já tem o painel... Precisaria fazer pelo menos 35V nominais de Vmax (que são dois painéis de ~18V)

2x 140W seria melhor neste caso. Quanto à energia, precisaria calcular pelo uso diario da luminária.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.066 segundos
Powered by Fórum Kunena