É possível o uso de 02 controladores de carga em paralelo

  • Nilton
  • Avatar de Nilton Autor do Tópico
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 8 meses atrás #323 por Nilton
Olá,

possuo um painel de 140Wp Yingli YL140P e um controlador de carga de 10A Epsolar LS1024 e uma bateria estacionaria 70Ah, vou adquirir outro painel de 140Wp e vou precisar aumentar a capacidade do controlador de carga. Pergunto: é possível instalar 2 painéis de 140Wp cada e 2 controladores de carga de 10A cada independentes e as saídas dos controladores (bateria e carga) serem interligadas, tornando-as em paralelo? Ou seja, seriam 02 sistemas solares independentes até os controladores, assim a bateria seria ligada nos 2 controladores assim como a carga também. Pois como tenho que aumentar a capacidade para 20A do controlador de carga, evitaria eu gastar com outro controlador de carga de 20A e "perder" o de 10A que possuo, eu gastaria só com mais um de 10A para complementar.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 8 meses atrás #324 por Raphael Pintao
Olá Nilton,

Você pode fazer essa ligação sim, não é o ideal quando planejamos do zero, mas vai funcionar perfeitamente. Apenas sugiro que utilize o mesmo modelo e marca de controlador, pois um diferente poderia ter um algoritimo ligeiramente diferente.

Uma outra observação, ligue as saídas diretamente na bateria, sem paralelizar antes. Se for mais de uma bateria, ligue "cruzado", pegando positivo de um lado, negativo do outro (no controlador 1) e depois o contrário no controlador 2. Nesse porte não faz tanta diferença, mas assim seria o ideal.

Quanto à saída CC, utilize individualmente, sem ligar em paralelo, não acredito que terá alguma vantagem em puxar dos dois controladores e tenho dúvidas sobre como se comportaria. Se a carga CC instalada for de + de 10A, por exemplo, não podemos garantir que vai dividir por 2, sem sobrecarregar um dos controladores.

Espero ter ajudado,

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Luiz Fernando Reinheimer
  • Avatar de Luiz Fernando Reinheimer
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 meses atrás #455 por Luiz Fernando Reinheimer
Caros Senhores, boa noite.

Te algumas dúvidas de como ligar dois controladores de carga e tenho consciência que não seria o ideal e agradeço antecipadamente qualquer orientação a respeito.

Tenho instalado 4 painéis Solar Fotovoltaico Yingli YL140P-17b (140Wp) ligado em um controlador De carga programável p/ painel célula Solar 80a e um banco de baterias com 6 baterias Moura de 40 A e 2 de 150 A em paralelo totalizando 540 A.

Venho a algum tempo observando que entre 07:30 hs e 09:30 hs aproximadamente a amperagem no controlador de carga fica fixa sem oscilação e durante a maior intensidade solar a amperagem no controlador fica oscilando bastante de 0 A até 7 A. A placas fotovoltaicas estão ligadas em paralelo com os seguintes dados: voltagem de máxima potência (Vm) de 18.0 Volts, corrente de máxima potência (Im) de 7.77 A.

Tenho um outro controlador de carga solar 30a Mppt 12 / 24v e gostaria de saber se posso ligar em conjunto com o outro controlador acima mencionado.

Toda orientação será sempre muito bem vinda.

Atenciosamente.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Glaucio Batista
  • Avatar de Glaucio Batista
  • Offline
  • Membro Expert
  • Membro Expert
  • Ser perseverante na Fé e na Honestidade.
Mais
9 anos 3 meses atrás #457 por Glaucio Batista
Luiz, tudo joia?

Sem "estilingar" lhe digo que controlador de carga só é aconselhado ser ligado em paralelo se dispuserem de mesmo algoritmo e características idênticas, consequentemente mesmo modelo, ainda assim veja se o fabricante o recomenda.

Esse controlador de 80A, qual sua tensão de trabalho?

Pra esse seu arranjo só o último controlador consegue (em 24V), só o de 80A é exagero para esses 04 painéis.

No mais estaremos por qui,

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Luiz Fernando Reinheimer
  • Avatar de Luiz Fernando Reinheimer
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 meses atrás #459 por Luiz Fernando Reinheimer
Caro Glaucio, bom dia.

Agradeço o retorno.

O controlador de 80A trabalha com a tensão de 12/24, adquiri ele pois o valor estava bom e também tenho a intenção de adquirir mais placas fotovoltaicas.

Atenciosamente.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás #462 por Raphael Pintao
Luiz,

Concordo com o Glaucio sobre os controladores serem do mesmo modelo. Mesmo programando para trabalharem igual, vc tem uma boa chance de algum sensor funcionar diferente e criar diferenças de tensão (e consequente corrente) onde não deseja.
Recomendação inicial, seria mesmo fazer apenas com o MPPT de 30, em 24V.

Outra coisa que me chamou a atenção, são as baterias diferentes. Quando começarem a dar problema, recomendo substituir todas por um modelo único para evitar desequalizações relevantes (que provavelmente vc já tem)

Não sei explicar porque fica variando entre 0 e 7A. O consumo é grande neste horário?
A única coisa que me vem a cabeça e que está mudando de estágio, provavelmente entre flutuação e carga. Mesmo assim, em flutuação não deveria ser "zero", apenas um valor mais baixo, a depender da programação e carga das baterias.

Abs,
Raphael
The following user(s) said Thank You: Luiz Fernando Reinheimer

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.316 segundos
Powered by Fórum Kunena