É possível o uso de 02 controladores de carga em paralelo

  • Luiz Fernando Reinheimer
  • Avatar de Luiz Fernando Reinheimer
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 2 meses atrás #477 por Luiz Fernando Reinheimer
Caro Raphael, boa noite.

Agradeço a sua mensagem e pode acreditar, me foi dada atenção e fui muito bem orientado, estarei sempre por aqui pois como estou começando, terei muitas dúvidas e certamente até onde sei, poderei outros iniciantes.

O meu próximo passo será o grid-tie pois vejo que até às 10:00 hs, minhas baterias já estã carregadas e o sistema fica o resto do dia produzindo, poderia estar amenizando a minha conta de eletricidade.

Agora vou estender o sistema para a iluminação de minha casa, só vou deixar fora a máquina de lavar roupas, chuveiro e refrigerador.

Mais uma vez agradeço todo o apoio recebido.

Um grande abraço.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 5 meses atrás - 6 anos 5 meses atrás #2221 por SERGIO ALVES
Tenho 4 Paineis Solares Fotovoltaico Renesola JC150M-12/Gb (150Wp) para serem instalados em paralelo e somando VOC 22,4 v e ISC 35,36 e quero instalar 2 controladores de carga de 30A PWM e mesmo fabricante.

Gostaria de saber como é que faço essa ligação desses 2 controladores?

E neste caso dos 2 controladores, ai como ficaria a configuração dos controladores? um fica nulo e o outro controlando o outro?
Última Edição: 6 anos 5 meses atrás por SERGIO ALVES.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 5 meses atrás #2223 por Bruno Palos
Olá Sergio,

Como já foi dito em postagem anterior, sugere-se que utilize o mesmo modelo e marca de controlador, pois um diferente poderia ter um algorítimo ligeiramente diferente. Se você já se atentou a isso, ótimo!

Esta ligação pode ser feita da seguinte forma:

Ligue os dois controladores na bateria de forma cruzada, ou seja, pegando o positivo do controlador 1 e ligando em um lado do banco de bateria, e o negativo do controlador 1 ligando no lado oposto do banco de bateria. Faça o mesmo com o controlador 2, mas de forma inversa.

Assim, você pode ligar 2 painéis no controlador 1 e os outros 2 painéis no controlador 2.

Lembre-se sempre de conectar o controlador no banco de baterias antes de ligar nos painéis.

No link a seguir, há uma postagem no qual o Raphael ilustra como é feita a instalação de forma cruzada. Não é o seu caso, mas dá para ter uma ideia de como funciona. Link da postagem

OBS: Uma outra opção, até mais econômica (sem a necessidade de obter outro controlador), é ligar estes 4 painéis em um único controlador de 30A, desde que sejam ligados em 24Vcc. Nesta configuração, os painéis ficariam 2 ligados em série e 2 em paralelo.

Fico a disposição para qualquer dúvida.

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 5 meses atrás - 6 anos 5 meses atrás #2225 por SERGIO ALVES
OS 4 Paineis Solares Fotovoltaico Renesola JC150M-12/Gb (150Wp) serao instalados em paralelo e somando VOC 22,4 v e ISC 35,36 e quero instalar 2 controladores de carga de 30A PWM e mesmo fabricante.

Gostaria de saber como é que faço essa ligação desses 2 controladores?

E neste caso dos 2 controladores, ai como ficaria a configuração dos controladores? um fica nulo e o outro controlando o outro?

NESTE MEU CASO É PARA USAR NUMA BATERIA FREEDOM DE 240 AMPERES E UM INVERSOR 12V DE 2500W
E O CONECTOR MC4 É 4 EM 1 PARA LIGAR EM PARALELO.


GOSTARIA DE SABER QUAIS DISJUNTORES DE PROTEÇÃO DC POSSO COLOCAR?
Última Edição: 6 anos 5 meses atrás por SERGIO ALVES.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 5 meses atrás #2226 por Bruno Palos
Sergio,

Como seu sistema está em 12V, então o recomendado é utilizar de fato os dois controladores.

A ligação será da seguinte forma:

Você tem o controlador A e o controlador B.

Dois painéis em paralelo serão ligados no controlador A e os outros dois painéis também em paralelo serão ligados no controlador B.

Se você estiver trabalhando apenas com uma bateria, estes dois controladores serão ligados na mesma bateria. Positivo do controlador no positivo bateria e negativo do controlador no negativo da bateria.

Recomendo verificar o regime de carga que será utilizada na bateria, a fim de que ela não desabasteça rapidamente e você fique sem energia para as cargas.

Se você estiver trabalhando com um banco de bateria, sugere-se utilizar a ligação cruzada. Você pode verificar na postagem no link a seguir: ligação cruzada

A partir do momento que o controlador está ligado na bateria, ele fica ativo trabalhando verificando a tensão da bateria. Nenhum fica nulo.

Atente-se na ligação do inversor! O inversor será conectado à bateria e não na saída do controlador.

Para escolher o melhor dispositivo de proteção você deve conhecer a corrente de cada parte do seu sistema, painel - controlador, controlador - bateria e bateria - inversor.

Verifique com o fabricante o dispositivo DC que atenda sua necessidade levando em consideração a corrente do sistema e a tensão máxima que o dispositivo pode suportar.

Abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
6 anos 4 meses atrás - 6 anos 4 meses atrás #2231 por SERGIO ALVES
SÓ QUE EU SÓ TENHO O CONECTOR PARA 4 PLACAS EM 1.

OLHE SE DAR CERTO NESTES 2 CONTROLADORES DESSE JEITO.
Última Edição: 6 anos 4 meses atrás por SERGIO ALVES.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.160 segundos
Powered by Fórum Kunena