É possível o uso de 02 controladores de carga em paralelo

  • Luiz Fernando Reinheimer
  • Avatar de Luiz Fernando Reinheimer
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 meses atrás #467 por Luiz Fernando Reinheimer
Caro Raphael, boa noite.

Agradeço o retorno e a orientação.

Estava a algum tempo lendo as orientações do fórum e já estava ciente do problema de usar controladores de carga diferentes.

Hoje pude observar que durante o maior consumo na minha oficina, a amperagem estabiliza.

Não sei se fiz certo ou se é necessário mas, lendo algo sobre placas fotovoltaicas, ligação em paralelo, foi sugerido usar diodos de bloqueio schottky.

Quanto as baterias, pretendo mais tarde adquirir mais duas de 150A e usar as outras de 40A em outro controlador para o motor de água para cisterna.

Agradeço toda e qualquer orientação.

Um grande abraço.

Luiz Fernando Reinheimer

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás - 9 anos 3 meses atrás #468 por Raphael Pintao
Luiz,

Diodos nunca atrapalham, mas na maioria dos casos não são necessários.
O controlador de carga já possui (ou deveria) bloqueio de corrente reversa e os painéis também tem diodos.

Geralmente utilizam-se diodos em sistemas maiores e quando há problemas de sombreamento, para evitar que os painéis com sombra "puxem" a corrente daqueles com sol, prejudicando a eficiência e possivelmente danificando os painéis.

Boa ideia, sobre as baterias.
Idealmente (e sei que nem sempre é viável), você deveria sempre utilizar equipamentos iguais e com mesmo tempo de uso, sejam os painéis ou as baterias, pois toda diferença tende a "nivelar por baixo" a performance.
No caso das baterias, ter uma com performance pior que a outra vai aumentar a desequalização e prejudicar tanto desempenho quanto a vida útil das baterias mais novas.

Abs,
Raphael
Última Edição: 9 anos 3 meses atrás por Raphael Pintao.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Luiz Fernando Reinheimer
  • Avatar de Luiz Fernando Reinheimer
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 meses atrás #470 por Luiz Fernando Reinheimer
Caro Raphael, boa tarde.

Agradeço o retorno e a orientação.

Tanto as placas fotovoltaicas, controladores, as baterias de 150A têm praticamente o mesmo tempo, tomei o cuidado de etiquetar e data quando da instalação.

Já as baterias de 402A, foram adquiridas para serem usadas em um no-break mas nunca foram usadas e isso já faz uns 4 anos mas elas estão carregando legal e mantendo a carga.

Agradeço o relato sobre os diodos, aprendi mais sobre eles e como usar.

Sobre a oscilação de amperagem, constatei mais uma vez, quando as baterias estão carregadas, ocorre o que lhe falei sobre a oscilação e quando pego pesado no uso de meus equipamentos, por exemplo, uma furadeira de bancada, iluminação, lixadeira para madeira e um aparelho de som, daí sim vejo a amperagem estabilizar tanto no controlador de tensão e nos voltímetros/amperímetros que coloquei para acompanhar a produção individual de cada placa.

Segue imagens em anexos com as seguintes situações:

Com equipamentos acima mencionados ligados e quando as baterias estão carregadas.

Mais uma vez agradeço a atenção e as orientações.

Um grande abraço.

Luiz Fernando Reinheimer





Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás #471 por Raphael Pintao
Luiz,

Pelo jeito minha suspeita estava correta, então.
O controlador, quando o consumo é baixo, fica oscilando entre flutuação e carga. Flutuação é o estagio em que o controlador entende que a bateria já está carregada e então mantem uma corrente bem baixa, apenas para não descarregar. Quando a bateria baixa a carga, o controlador reconhece novamente q falta de carga e começa a jogar mais corrente.

Quando vc usa carga plena, provavelmente ele não chega em flutuação e mantem uma corrente maior para as baterias.

Quanto à corrente exata que ele entrega em flutuação, depende muito do algorítimo e programação do controlador então não sei dizer como é este controlador, mas o teste que vc fez, na minha opinião, mostra que esta funcionando bem, apenas trocando de estágio e comportamento.

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

  • Luiz Fernando Reinheimer
  • Avatar de Luiz Fernando Reinheimer
  • Offline
  • Novato
  • Novato
Mais
9 anos 3 meses atrás #472 por Luiz Fernando Reinheimer
Caro Raphael, boa noite.

Agradeço o apoio e orientação, estou satisfeito pois aprendi muito.

Um grande abraço para todos.

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Mais
9 anos 3 meses atrás #475 por Raphael Pintao
Agradeço o feedback Luiz, o fórum depende de mais usuários, se puder tente participar sempre, responder dúvidas, indicar para outras pessoas, trazer novas perguntas. Quanto mais gente do ramo, melhor será!!

abs

Please Acessar ou Registrar to join the conversation.

Tempo para a criação da página:0.215 segundos
Powered by Fórum Kunena